notcia bem tratada
GRAVATAÍ, 19/10/2021

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Recomendamos

  • Nossos Clientes
  • Nossos Clientes
  • Nossos Clientes
  • Nossos Clientes
  • Facebook

    Jeane Bordignon

    Jeane Bordignon é jornalista e poeta. Autora do livro Brado Carmesim. Publica seus poemas na página facebook.com/voos.e.palavras e no Instagram @jeanebordignon
    jeane bordignon

    Contatos Imediatos e parcerias criativas

    Por Jeane Bordignon | Publicada em 19/10/2021 às 13h13

    “Essa noite

    eu tive um sonho de sonhador…”

    Assim cantou um dia o eterno Raul Seixas.

    O Maluco Beleza também entoou que “sonho que sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que sonha junto é realidade”.

    Pois quando vi o edital de ocupação do Quiosque da Cultura, pensei em procurar alguém para sonhar junto. Até porque não acredito que se constrói nada consistente sozinho.

    E a primeira pessoa em quem pensei foi o amigo Waldemar Max, que por muitos anos agitou essa cidade com minha querida amiga Denise. Já andávamos trocando ideias desde aquela coluna sobre nossa Medonha, para levar adiante o projeto do livro da boneca.

    Pois o Max também estava procurando parceria para o edital do Quiosque, e tinha um sonho antigo de uma projeção no avanço semicircular. Já repararam que aquele prédio tem formas de disco voador? Eu também não tinha percebido, mas depois que você vê uma vez, fica difícil desver.
    Então embarquei na ideia do Max e comecei a pensar em poemas que conversassem com a temáticas das projeções que ele pretendia fazer: futurista, espacial, vida em outros planetas. Apesar de não ser um tema muito comum nos meus escritos, um dos poemas mais queridos do meu livro Brado Carmesim tem a ver com esse assunto. E era um início perfeito para a viagem que queríamos propor.

    Reuní outros poemas um tanto críticos da sociedade, alguns também do livro, outros mais recentes. As conversas, músicas e imagens que Max e eu fomos trocando nesse processo criativo me fizeram surgir mais dois poemas, que serão apresentados pela primeira vez na performance que vamos fazer no Quiosque da Cultura. Sim, mandamos o projeto e fomos aprovados!

    Vai ser o primeiro evento cultural presencial que eu participo desde que voltei para Gravataí.

    Vai ser o primeiro evento presencial que eu participo desde que começou a pandemia.

    Vai ser a primeira apresentação aberta do Max sem a presença da Denise, sua grande parceira de vida e arte.

    Ainda dá medo de estar na rua, no meio de outras pessoas, porque o coronavírus continua circulando por aí. Mas é tão bom ver gente, conversar pessoalmente, sem ser por uma tela!

    E estar produzindo arte nos faz sentir mais vivos.

    Sem dúvida, tem sido um momento de renascimento para nós. Também de fortalecimento da amizade e da parceria criativa, porque a ideia é levar esse projeto para outros editais e repetir a performance em outros locais. Não é apenas uma apresentação, é um processo sendo cultivado.

    Como artista é bicho inquieto, já surgiram algumas ideias para outros projetos, inclusive infantis (a Medonha está sempre presente, eu acredito). Mas o momento agora é de foco total na performance que iremos apresentar. Já é nessa quinta-feira!

    Por mais que a gente não queira incentivar aglomeração, claro que queremos partilhar esse momento com o maior número de pessoas possível. A apresentação será na praça, em frente ao Quiosque, mantendo as regras de distanciamento e uso de máscara, com todos os cuidados.
    Assim, convidamos para Contatos Imediatos, no dia 21 de outubro, às 19h30, em frente ao Quiosque da Cultura.

    Venham viajar e refletir com a gente!

    A performance Contatos Imediatos faz parte da programação do Prêmio Ocupação Cultural, em comemoração aos 10 anos do Quiosque da Cultura e aos 141 anos de Emancipação Política de Gravataí.

    E vejam a programação completa no @quiosquedaculturagti , tem muitos artistas talentosos da nossa aldeia, em atividades presenciais e virtuais, enchendo de beleza e arte essa festa.

     

    LEIA TAMBÉM

    Tem Contatos Imediatos em Gravataí, com Jeane Bordignon e Waldemar Max

    Paginas: [1] 2 Próxima »
    SITE DE JORNALISMO E INFORMAÇÃO
    Gráfica e Editora Vale do Gravataí
    Av. Teotônio Vilela, 180 | Parque Florido
    Gravataí(RS) | Telefone: (51) 3042.3372

    [email protected]

    Roberto Gomes | DIRETOR | [email protected]
    Rafael Martinelli | EDITOR | [email protected]
    Cristiano Abreu | EDITOR | [email protected]
    Guilherme Klamt | EDITOR | [email protected]
    Rodrigo Becker | EDITOR | [email protected]
    Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
    As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
    Desenvolvido por i3Web. 2016 - Todos os direitos reservados.