notcia bem tratada
GRAVATAÍ, 18/09/2021

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Recomendamos

  • Nossos Clientes
  • Nossos Clientes
  • Nossos Clientes
  • Nossos Clientes
  • Facebook

    solidariedade

    Gravataí e Cachoeirinha se preparam para acolher no ’frio do século’; saiba como ajudar

    por Redação | Assessoria | Publicada em 26/07/2021 às 18h25| Atualizada em 30/07/2021 às 14h20

    A previsão de queda brusca de temperatura a partir desta terça-feira mobiliza as prefeituras de Gravataí e Cachoeirinha para minimizar o que já é chamado 'frio do século' para pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social.

    Em Gravataí, Casa do Bem (localizada na margem da ERS-118) recebeu reforço de camas e colchões, aumentando a sua capacidade em 40%. Além disso, as equipes de abordagem de rua terão o tempo de ronda ampliado para até as 21h, durante estes dias que esperamos um frio intenso.

    Conforme a secretária substituta da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS) e o Gabinete da Primeira-Dama (GPD) Joice Michels, a intenção é reforçar os estoques de cobertores, meias e roupas quentes para distribuir nesta semana.

    – Já estamos recebendo mais cobertas que levamos para a Casa do Bem para usarmos na ampliação das vagas e ainda vamos disponibilizar estes cobertores que pedimos doações para a população em situação de rua que não queira ir até o local, mas que precisará se abrigar do frio – explica Joice, lembrando que toda a doação é bem-vinda e pode ser feita nos prédios da Prefeitura, na Loja Vazia, do Gravataí Shopping e em outros pontos de coleta.

    Sobre as equipes de abordagem de rua, Joice comentou que muitas pessoas são resistentes a ir para a Casa do Bem.

    – Um dos motivos eram os seus animais, mas, agora, estamos aceitando que fiquem no local. Assim, pedimos que a comunidade que também oriente e incentive a população de rua para buscar um local adequado de abrigo – disse a secretária.

    Para que mais pessoas possam ter acesso às peças de roupas e cobertas, a primeira-dama Marlene Zaffalon e a chefe de gabinete Mari Léia Bastiani estão organizando um Varal Solidário. A ação ocorrerá nesta quarta-feira, das 9 às 16h, na Praça da Bíblia, em frente à Prefeitura, no Centro.

    – Assim, quem precisa pode vir buscar agasalho e cobertor – afirmou Marlene, pedindo que a comunidade ajude, mais uma vez, a Prefeitura, para que mais pessoas possam ser atendidas.

    – Precisamos também de toalhas de banho, de rosto e de meias. Tudo é importante neste período em que a temperatura poderá ser até negativa – diz a primeira-dama.

    Mais informações de onde doar e de como receber as peças podem ser obtidas pelo telefone 3600-7007.

     

    Cachoeirinha aborda na rua

     

    Em Cachoeirinha, os agentes da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Habitação estão intensificando o Programa de Abordagem Social de Rua, que visa encaminhar pessoas em situação de rua para atendimento no Albergue Municipal.

    – São feitas diversas abordagem por semana, além de atendidos os chamados da população. O trabalho é de sensibilização. Ninguém é obrigado a ir para o local. As abordagens são feitas e, se a pessoa tiver interesse, será levada até o serviço – explica o secretário de Assistência Social, Valdir Mattos.

    Atualmente, o espaço tem capacidade para 25 pessoas, havendo a possibilidade de ampliação para mais 25 vagas em caso de necessidade, totalizando 50 acomodações.

    – Normalmente o espaço acolhe, em média, de 10 a 15 pessoas por dia – diz.

    Cachoeirinha tem em torno de 50 moradores de rua. O Albergue Municipal oferece janta, banho, produtos de higiene pessoal, roupas, local para dormir e café da manhã. O serviço funciona das 19h às 7h, e fica localizado na Rua Missões, 760, no Jardim Colinas.

    Na Campanha de Solidariedade três ações são realizadas: a Campanha do Agasalho, que dispõe pontos de entrega de doações pela cidade em locais parceiros, a Vacinação Solidária, que consiste na doação de alimentos ou produtos de higiene e limpeza ao ir se vacinar nos postos, e a Troca de Alimento por Máscara, que ocorre em dias marcados em frente a supermercados: ao doar um kg de alimento, a pessoa ganha uma máscara de proteção, incentivando o apoio ao próximo e o cuidado com a saúde.

    Interessados em doar agasalhos, produtos de higiene, alimentos e roupas de cama podem entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social pelo número 3471-5939. Na última semana, mais de 400 cestas básicas foram distribuídas nos cinco CRAS da cidade. As doações também podem ser recolhidas em domicílio. Outra forma de auxílio é o Recanto Solidário, espaço permanente de arrecadação e doação de roupas localizado ao lado da Prefeitura, que atende mais de 300 pessoas ao mês.

    Os pontos de arrecadação da Vacinação Solidária são: ESF Carlos Wilkens, UBS Décio Martins Costa, ESF José Ari, ESF José Ramos, UBS Ildo Caçapava, ESF Jardim Betânia e Centro do Idoso.

    Os pontos de arrecadação da Campanha do Agasalho são: 3° Pelotão do Corpo de Bombeiros Militares, 26º BPM, Brigada Militar, Associação Comercial de Cachoeirinha, ASUN Supermercados, Faculdade Cesuca, CIC, Farmácias Associadas, Grupo Fallgatter, Macrosul, Mercado Borges, OAB, Rotary Cachoeirinha, CORSAN, Condomínio Macônico, AD 55, SESC Cachoeirinha, Shopping do Vale, Transcal, Maby Supermercados, Academia Planeta Fitness, Son Móveis, Farmácias São João, Bom Samaritano, Virtü Studio, Prefeitura Municipal, Secretarias, Escolas, Postos de Saúde, nos CRAs, UBs e UPA.

    • coronavírus
      Parabéns, Gravataí e Cachoeirinha, por vacinar adolescentes; O negacionismo homicida de Bolsonaro
      por Rafael Martinelli
    • política
      Como tirar o Centro de Gravataí dos anos 70; Uma charla farroupilha com Zaffa
      por Rafael Martinelli
    • política
      Chamou de ladrão o Miki processa; O corrupto da mesa do lado
      por Rafael Martinelli
    • política
      Gravataí pode receber ’uma nova Emergência do Becker’ após calote milionário
      por Rafael Martinelli
    • política
      Vereadores de Gravataí vão decidir sobre fim das carroças e vida melhor para carroceiros; O açoite da verdade
      por Rafael Martinelli
    • negócios
      Como a GM vai ajudar até a lojinha do Zaffa em Gravataí
      por Rafael Martinelli
    • coronavírus
      Líder da vacina, Gravataí começa a aplicar terceira dose contra covid; A noite escura dos pobres e as estrelas da noite
      por Rafael Martinelli
    • política
      Onde estarão políticos de Gravataí após fracasso do ’nem-nem’ deste domingo? O ’ex e o futuro presidiário’
      por Rafael Martinelli
    • coronavírus
      Miki acerta ao ’obrigar’ funcionalismo a vacinar contra covid em Cachoeirinha; Os 25 mil covidiotas
      por Rafael Martinelli
    • política
      Crise no transporte: Zaffa, Miki e prefeitos querem fundo estadual para subsidiar Sogil, Transcal e empresas de ônibus da da Grande Porto Alegre; Na União, Bolsonaro vetou
      por Rafael Martinelli
    • política
      Golpe do Pica-Pau-Amarelo: Bolsonaro não me faz de trouxa; O abusador sempre pede desculpas
      por Rafael Martinelli
    • política
      A foto P&B do golpe: caminhoneiros protestam na ERS-118 em Gravataí; O ’MST do bolsonarismo’
      por Rafael Martinelli
    SITE DE JORNALISMO E INFORMAÇÃO
    Gráfica e Editora Vale do Gravataí
    Av. Teotônio Vilela, 180 | Parque Florido
    Gravataí(RS) | Telefone: (51) 3042.3372

    [email protected]

    Roberto Gomes | DIRETOR | [email protected]
    Rafael Martinelli | EDITOR | [email protected]
    Cristiano Abreu | EDITOR | [email protected]
    Guilherme Klamt | EDITOR | [email protected]
    Rodrigo Becker | EDITOR | [email protected]
    Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
    As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
    Desenvolvido por i3Web. 2016 - Todos os direitos reservados.