notcia bem tratada
GRAVATAÍ, 12/08/2020

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Recomendamos

  • Nossos Clientes
  • Nossos Clientes
  • Nossos Clientes
  • Nossos Clientes
  • Facebook

    Cachoeirinha

    Após o anúncio do secretariado, Miki e Maurício posam para foto com 10 secretários. Fotos ELIANE MARTINS, F. PLANELLA e SILVESTRE SILVA SANTOS

    Prefeito eleito Miki Breier anuncia seus secretários

    por Silvestre Silva Santos | Publicada em 21/11/2016 às 17h16| Atualizada em 22/11/2016 às 18h42

    O deputado estadual e prefeito eleito de Cachoeirinha Miki Breier (PSB) e o vereador e vice eleito Maurício Medeiros (PMDB) realizaram uma coletiva de imprensa com participação de funcionários municipais, vereadores e comunidade, para anunciar os outros nove titulares das 12 secretarias com as quais vai trabalhar a partir de 1º de janeiro que vem.

    Os dois primeiros secretários, Juliano Paz e Nilo Moraes, respectivamente das pastas de Governança e gestão, e Planejamento e Captação de Recursos, foram anunciados no dia 1º deste mês, em coletiva restrita à imprensa, na Assembléia Legislativa. O nome do Procurador Geral do Município não foi revelado pela dupla MM porque ainda está indefinido.

     

    LEIA TAMBÉM:

    Miki anuncia enxugamento da máquina administrativa e primeiros secretários

     

    No ato desta segunda-feira (12/11) na Casa de Cultura Demósthenes Gonzalez, em Cachoeirinha, o prefeito eleito voltou a falar em austeridade administrativa, afirmou que seus secretários vão ter que trabalhar com muita dedicação e determinação, e contou que já está acontecendo o processo de transição em parceria com o prefeito em final de mandato, Vicente Pires.

    A propósito, na reunião de hoje Miki elogiou o prefeito Vicente ao falar do empenho do governo em promover a transparência dos atos público, fato que rendeu até prêmio à gestão municipal de Cachoeirinha. No dia 1º, na Assembleia, Miki criticou Vicente, de leve, ao dizer que tinha a intenção de “errar menos”, ao dialogar mais com os diversos segmentos da comunidade.

     

    : Maurício (esquerda) e Miki Breier se cumprimentam de forma animada após anúncio do secretariado

     

    O prefeito eleito voltou a falar que está em gestação um plano de ação para os primeiros 100 dias de governo, trabalho que vem sendo executado com o Movimento Brasil Competitivo, e reforçou que a contar de agora seu primeiro escalão tem que “mergulhar” nas secretarias que vão ocupar.

    O objetivo é saber das prioridades, orçamentos de cada pasta, o que vem sendo feito e o que vai ser preciso mudar. Aliás, com a finalidade de entrosar os secretários e trabalhar o plano para os 100 primeiros dias, vai ser realizado um seminário dos secretários nos dias 5 e 6 de dezembro.

     

    O forasteiro

     

    Entre os secretários anunciados nesta segunda a novidade foi o nome do coronel da Brigada Militar Marco Aguirre Gouvêa para comandar a secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana. O oficial é natural de Porto Alegre e mora na capital, onde é chefe de gabinete na secretaria estadual da Segurança Pública.

    Sua indicação se deu ao estilo do “homem certo para o lugar certo”, sem influência político-partidária, até onde se sabe. Miki entende que a visão de Marco Aguirre sobre a segurança, como um todo, o capacitam a tratar da questão de forma eficiente, em Cachoeirinha, com tempo para gerir a mobilidade urbana.

    : Funcionários, vereadores e comunidade participaram do ato na Casa de Cultura

     

    Mais do mesmo

     

    Outra novidade foi a decisão da dupla MM e seus 15 partidos da coligação que elegeu os dois foi a manutenção de Alex Sandro Branco como titular da secretaria municipal da Fazenda. Branco é funcionário de carreira e, na pasta, já exerceu várias funções, inclusive de superintendente de Compras e Licitações.

    A indicação para sua permanência foi justificada pelo prefeito eleito como decorrente do fato de Branco ser um conhecedor profundo das questões da fazenda. Neste sentido, assegurou que a ideia é continuar com o que vem dando certo. Mas Branco vai ter que encarar as mudanças que o futuro governo implementar no trato das finanças municipais.

    --- O Alex vai dar continuidade ao que vem sendo feito, mas vai trabalhar na forma de fazer diferente dentro do novo modelo de gestão que estamos elaborando --- disse Miki.

     

    : Miki foi assediado durante sessão de fotos com cada um dos secretários anunciados

     

    Pontos nevrálgicos

     

    Transporte coletivo – O prefeito eleito Miki Breier, olhando diretamente para o futuro secretário de segurança – Mobilidade! – Marco Aguirre Gouvêa, disse que a prefeitura tem que realizar uma fiscalização firme quanto ao cumprimento de horários e itinerários da empresa concessionária do serviço urbano, a Stadtbus.

    Saúde pública – Uma das ideias possíveis é a implementação de um serviço de “Farmácia Mais Perto”, um veículo com funcionários destinado à distribuição domiciliar de medicamentos de uso continuado. Ele conheceu o projeto na semana passada, em Passo Fundo, onde o prefeito Luciano Azevedo se reelegeu com mais de 75% dos  votos.

    Falta d’água – Mesmo lembrando que o serviço de distribuição de água potável não é administrada pelo governo municipal, mas uma concessão do poder público á Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Miki disse que já está tratando com a direção do órgão a adoção de medidas para solucionar um problema recorrente e que provoca muitos transtornos à comunidade.

    Parcelamento dos salários – Prática adotada pelo governo do atual prefeito Vicente Pires, face às dificuldades financeiras, não deve ser mantida a partir de janeiro. Pelo menos foi o que disse o prefeito eleito. Miki lembrou que nem todos os problemas terão solução imediata, já que uns demandam mais tempo e, outros menos. Mesmo assim assegurou que, se possível, já em janeiro deve abolir a prática do parcelamento.

     

     

    Os secretários anunciados:

     

    1 - Assistência Social, Cidadania e Habitação, Francisco Belarmino Dias

    Major, como é popularmente conhecido, é formado em Gestão Pública. Em 2004, foi vereador pela primeira vez. Contribuiu com o Executivo nas funções de secretário nas pastas de Governo, de Serviços Urbanos e de Emprego e Renda.

     

    2 - Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Patrícia Vianna

    É doutora em Educação e consultora Pedagógica da Unesco. Professora do Ensino Básico, Superior e de Pós-graduação, além de gestora educacional e de formação de professores. Líder Educacional Google, é pesquisadora e professora nas áreas de Didática, Educação Infantil, Educação Inclusiva, Acessibilidade Digital, Políticas Educacionais, Currículos e Programas. 

     

    3 - Educação, Rosa Maria Lippert

    Professora nas redes estadual e municipal, já atuou como presidente do Conselho Municipal de Educação por várias gestões. Foi coordenadora do Fórum dos Conselhos de Educação da Granpal, coordenadora estadual da União dos Conselhos de Educação, e representante da Região Sul na Comissão de Estudos do Conselho Nacional de Educação. Integrou as agendas para a organização do Sistema Municipal de Educação, na conferência Nacional de Educação, Plano Nacional de Educação, Educação Especial na perspectiva da Inclusão e no Plano Municipal de Educação.

     

    4 - Fazenda, Alex Sandro Branco

    Mestre em Ciências Contábeis, é servidor público municipal e professor universitário. Já exerceu os cargos de coordenador geral-fazendário, secretário de Administração e superintendente de Compras e Licitações.

     

    5 - Infraestrutura e Serviços Urbanos, Rubens Otávio Steigleder Ohlweiler

    Advogado, vereador em segundo mandato e atual líder de governo na Câmara Municipal de Cachoeirinha, onde já presidiu a Comissão de Constituição e Justiça.

     

    6 - Modernização Administrativa e Gestão de Pessoas, Gilson Stuart dos Anjos

    É formado em Administração e trabalhou no comércio por 20 anos. Sua trajetória no serviço público teve início na função de secretário-adjunto na secretaria de Planejamento, em 2009. Também contribuiu com a secretaria de Governo, onde atuou como diretor-administrativo.

     

    7 - Saúde, Paulo Abrão

    Formado em Odontologia com pós-graduação em Saúde Pública e em Saúde da Família, além de MBA de Gestão em Saúde. Foi coordenador de Saúde Bucal na gestão municipal. 

     

    8 - Segurança e Mobilidade, Marco Aguirre Gouvêa

    Coronel da Brigada Militar, formou-se na Academia de Polícia Militar em 1990. É bacharel em Direito e atualmente responde pela chefia de gabinete da secretaria estadual da Segurança Pública e secretário executivo do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública.

     

    9 - Sustentabilidade, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Nelson Martini

    Vereador reeleito já atuou no Executivo comandando as pastas da Administração, Fazenda, Saúde e Habitação. Como vereador já foi presidente das Comissões de Saúde, Educação, Assistência Social, Turismo, Meio Ambiente e de Serviços Públicos.

     

     

    Já estavam anunciados:

    10 - Governança e Gestão, Juliano da Paz Carvalho

    Técnico em Secretariado e acadêmico de Direito. Foi vereador em Gravataí, tendo concorrido a vice-prefeito da cidade em 2004 e 2008. Desde 2007, é o chefe de gabinete do deputado estadual Miki Breier (PSB). Entre 2015 e 2016, também foi diretor-geral e secretário-adjunto do Trabalho e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul.

     

    11 - Planejamento e Captação de Recursos, Nilo Moraes

    Bacharel em Direito, professor, técnico em contabilidade e graduando em Arquitetura e Urbanismo. Foi diretor do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Gravataí (Ipag), secretário de Administração de Gravataí e secretário da Administração de Cachoeirinha. Atuou como diretor na Corsan, na Assembleia Legislativa, Trensurb, Rede Ferroviária Federal S.A. e na Secretaria Estadual do Trabalho, Cidadania e Ação Social.

    • pequenas empresas, grandes histórias
      O elixir da saúde é de Morungava
      por Eduardo Torres | Edição de imagens: Guilherme Klamt 
    • crise do coronavírus
      Gravataí e Cachoeirinha sob bandeira rosa
      por Rafael Martinelli
    • crise do coronavírus
      COVID leva Carlinhos, emancipador de Glorinha
      por Rafael Martinelli
    • cachoeirinha
      Quer denúncia sobre o Hospital de Campanha de Cachoeirinha? Vai no OLX
      por Rafael Martinelli
    • coronavírus
      Os números da COVID; o ’Efeito Dia dos Pais’
      por Rafael Martinelli
    • coronavírus
      2 mil ’recuperados’; A boa e a má notícia
      por Rafael Martinelli
    • gravataí
      TCE reprova contas de 2017 de Marco Alba
      por Rafael Martinelli
    • coronavírus
      Justiça suspende ’decreto do festerê’ em Cachoeirinha
      por Rafael Martinelli
    SITE DE JORNALISMO E INFORMAÇÃO
    Gráfica e Editora Vale do Gravataí
    Av. Teotônio Vilela, 180 | Parque Florido
    Gravataí(RS) | Telefone: (51) 3042.3372

    [email protected]

    Roberto Gomes | DIRETOR | [email protected]
    Rafael Martinelli | EDITOR | [email protected]
    Cristiano Abreu | EDITOR | [email protected]
    Guilherme Klamt | EDITOR | [email protected]
    Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
    As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
    Desenvolvido por i3Web. 2016 - Todos os direitos reservados.