notcia bem tratada
GRAVATAÍ, 20/08/2019
personagens

Ticiane Fraga, pedagoga, confeiteira e empresária: Guria Doce produz doces fitness - e tradicionais - e sonha em expandir os negócios.

Quem é a Guria Doce de Gravataí

por Silvestre Silva Santos | Edição de imagens: Guilherme Klamt | Publicada em 27/06/2019 às 18h03| Atualizada em 05/07/2019 às 14h29

A moda é – cada vez mais e principalmente entre os mais jovens – ser elegante, ter corpo sarado, malhado... É o que chamam de boa aparência física, bom condicionamento físico, importante, pelo que julgam, na hora de exercitar a arte da sedução. Para isso, há quem não economize esforços, nem dinheiro.

Há também os que se preocupam com saúde – nem tanto com a aparência do corpo! – e para alcançar estas “boas condições” procuram o alimento ideal, a quantidade ideal, o exercício ideal. Tudo ideal. Para isso, muitos também não medem gastos e se dedicam, literalmente, de corpo e alma.

Na tradução mais livre, fitness – palavra de origem inglesa – significa estar em boa forma, ter bom condicionamento físico, o que implica na prática regular de exercícios visando ter esta boa forma. Alcançar este nível resulta, invariavelmente, em boa saúde. O que é a meta da grande maioria do público fitness.

Mais recentemente, menos de uma década, alimentação saudável também entrou na relação de atitudes e ações capazes de oferecer à pessoa este bom condicionamento do corpo e da mente. São os alimentos menos calóricos, livres de gorduras, sais, glútens, lactose...

É academia para ser fitness, natação para ficar com o corpo fitness, alimentação fitness, bebida fitness, moda fitness e, claro, não poderia faltar o doce fitness.

Doce?

Claro.

É aí que entra a Guria Doce.

(Cabe até uma brincadeira que era comum entre os mais antigos, ou mais velhos, ou mais experientes: Existe doce mais doce que o doce de batata doce da Cica?)

A Guria Doce no caso é, muito mais que simplesmente, a pedagoga Ticiane Fraga, 30 anos, casada com Anderson e mãe da Anita, de sete anos. Além de educadora, Ticiane se intitula empresária e confeiteira. No momento, muito mais confeiteira do que empresária pela estrutura com que trabalha.

Nada que a impeça de acalentar o sonho de ser uma Maria da Paz – personagem central de “A Dona do Pedaço”, novela global das 21h – que iniciou confeccionando e vendendo bolos na rua e acabou se tornando em uma rica mulher de negócios, dona de uma rede de confeitarias.

 

Respaldo familiar

 

A Guria Doce da aldeia, Ticiane, começou no ofício vendendo trufas de porta em porta, entre amigos. Era a sua principal fonte de renda ainda lá por volta de 2010. Formada em Pedagogia há cerca de um ano e exercendo a profissão na Escola Comunitária de Educação Infantil São Marcos, decidiu produzir doces para o mercado fitness em novembro do ano passado.

É que Ticiane viu na atividade um nicho pouco explorado na cidade.

Com isso, hoje produz diversos tipos de doces para festas e eventos, participa de feiras e aceita encomendas individuais. Trabalha em casa, com apoio da família e equipamentos da cozinha tradicional.

--- A família não vende, mas apoia fazendo a divulgação e ajudando de alguma forma. Meu marido, por exemplo, ajuda na organização da casa e da cozinha --- revela a confeiteira-pedagoga-microempresária.

 

Conta o segredo, Ticiane!

 

--- Nos doces da linha saudável não adiciono açúcar, utilizo farinha sem glúten, que é a farinha de arroz, fécula de batata, polvilho doce... Também uso farinhas low carb que são as de amendoim e amêndoas, e produtos sem lactose. Ao invés do creme de leite, por exemplo, no ganache eu uso leite de coco e chocolate zero açúcar!

 

Cursos on line

 

Adepta da malhação, a Guria Doce frequenta academia quatro vezes por semana e conta que a opção pela produção da linha de doces saudáveis “tem tudo a ver” com seu estilo de vida. Há cerca de 15 anos, garante, decidiu cuidar do corpo, do físico e do mental.

Mesmo assim começou produzindo trufas do modo tradicional, com receitas que copiava da internet.

--- No começo aprendi sozinha e só depois passei a desenvolver novas técnicas e conhecer novas maneiras de produzir a partir de cursos on line.

E revela que além de aprofundar conhecimentos para praticar a confeitaria saudável, também adquiriu novos conhecimentos para a produção do tradicional, especialmente bolos. Por exemplo, enfatiza que melhorou as técnicas para decorar bolos de aniversário que produz, sob encomenda, tanto os normais quanto os fitness.

Na região, segundo Ticiane, são poucas as pessoas que produzem bolos para festas, especialmente para comemoração de aniversários, na linha saudável.

--- Pelo que acompanho na internet, pelo menos aqui na região e na linha em que trabalho, com bolos saudáveis e decorados, não tem muita gente fazendo. Pelo menos que eu saiba --- destaca.

 

Saiba mais sobre o trabalho da Guria Ticiane Doce Fraga assistindo à entrevista que ela concedeu ao Seguinte:. Clique na imagem abaixo.

 

Meta traçada

 

Atualmente Ticiane ainda não fatura o suficiente para “segurar as pontas” que representam as despesas da casa e, ao mesmo tempo, investir na expansão do Guria Doce. Mas é um de seus objetivos. Por isso, está exercendo a Pedagogia – profissão à qual quer continuar se dedicando.

--- Futuramente quer ter um espaço para fixar uma loja, ou atelier, com uma cozinha profissional, o que vai permitir ampliar a produção e fazer doces também para celíacos. Um local para, principalmente, aumentar as vendas. Quem sabe até uma cozinha profissional – já projeta, otimista.

 

Na internet

 

Acesse Guria Doce no Facebook.

 

CARDÁPIO

 

Linha Fit para eventos

Bolos, doces e cupcakes com receitas especiais, sem lactose, glúten e/ou sem açúcar.

 

Cupcakes personalizados

Massas amanteigadas, sabores a escolher, recheados e com decoração personalizada para festas.

 

Linha Fit

Bolos no pote de 90 gramas e de 165 gramas, sem açúcar, sem lactose e sem glúten. Sabores: Brownie com castanhas e amendoim, Tortinha de Limão, Bolo Sensação, Bolo Prestígio e Bolo de Cenoura com ganache 50%.

 

Brigadeiros - diversos sabores

São três linhas de brigadeiros: tradicionais, gourmet e especiais (sem lactose e/ou sem açúcar). Sabores de acordo com a preferência do cliente. O cardápio é variado e personalizável.

 

Bolos personalizados

Bolos com decoração temática e sabores ao gosto do cliente.

 

Os preconceitos

 

Mesmo que a alimentação saudável, no caso os doces fitness da Ticiane Fraga, seja um modo de vida em expansão e que a cada dia ganha mais seguidores, ainda há um certo preconceito no que se refere à confeitaria. Principalmente devido ao sabor e pela supressão do açúcar na receita, geralmente substituído por adoçantes.

--- Ser fitness, ou a linha fitness, está em crescimento, sim! Mas, no meu caso, ainda há preconceito em relação aos doces por causa dos adoçantes. Antigamente os adoçantes em geral eram mais amargos, com um sabor muito diferente daquele que o açúcar tem quando é utilizado --- afirmou.

De acordo com Ticiane, atualmente há no mercado adoçantes muito gostosos, saudáveis, com ausência de produtos químicos que eram muito questionados diante das suspeições de que poderiam ser causadores de doenças, inclusive graves como o câncer.

A ausência do glúten também é um fator que, as vezes, afasta consumidores e potenciais clientes.

--- Para superar isso a gente trabalha com receitas diferentes, com outros e melhores sabores, e oferecemos a possibilidade de degustação especialmente em eventos, que é para as pessoas conhecerem melhor os produtos. É importante que as pessoas saibam que, além de saudável, é muito gostoso --- sustenta em defesa própria.

 

RECEITA FITNESS

 

Bolo integral de chocolate - Ingredientes:

 

MASSA

3 ovos;

2 colheres de sopa de óleo de coco;

2 xícaras de chá de farinha de trigo integral;

150 ml de leite desnatado morno;

2 xícaras de chá açúcar mascavo;

6 colheres de cacau em pó;

2 colheres de sopa rasa de fermento em pó.

 

COBERTURA

2 colheres de sopa de creme de arroz;

1 xícara de chocolate meio amargo.

 

MODO DE PREPARO

Bata em uma batedeira todos os ingredientes até formar uma massa uniforme. Lembre-se de adicionar o fermento por último e misturar suavemente com uma colher. Unte uma forma com um furo no meio com óleo de coco, despeje a massa e leve para assar em forno médio por 40 minutos ou até dourar. Espere amornar e desenforme. Prepare a cobertura em banho-maria e despeje por cima do bolo. Sirva em seguida.

(Fonte: mundoboaforma.com.br)

 

 

 

 

 

SITE DE JORNALISMO E INFORMAÇÃO
Gráfica e Editora Vale do Gravataí
Av. Teotônio Vilela, 180 | Parque Florido
Gravataí(RS) | Telefone: (51) 3042.3372

redacao@seguinte.inf.br

Roberto Gomes | DIRETOR | roberto@seguinte.inf.br
Rafael Martinelli | EDITOR | rafael@seguinte.inf.br
Silvestre Silva Santos | EDITOR | silvestre@seguinte.inf.br
Guilherme Klamt | EDITOR | guilherme@seguinte.inf.br
Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web. 2016 - Todos os direitos reservados.