notcia bem tratada
GRAVATAÍ, 18/10/2018
pequenas empresas, grandes histórias

Thiago, proprietário da Pet Sperk, começou como funcionário em uma agropecuária da família e, hoje, planeja a abertura da segunda loja para o ano que vem

A Pet Sperk nasceu pequena mas quer ficar grandona

por Silvestre Silva Santos | Edição de imagens: Guilherme Klamt | Publicada em 12/04/2018 às 17h58| Atualizada em 28/04/2018 às 19h45

De empregado de um tio numa loja agropecuária na Avenida Brasil, em Gravataí, a técnico em automação industrial numa multinacional reconhecida de bebidas e, agora, um bem sucedido e visionário empreendedor em um dos segmentos que mais cresce não só no Brasil, o mercado pet.

Esta é, objetivamente, a trajetória do empresário Thiago Sperk, dono da Pet Sperk que fica na Dorival de Oliveira, altura da parada 67. Aos 30 anos, cursando Administração de Empresas no Cesuca, Thiago é formado com Automação Industrial pela Escola Técnica José César Mesquita, de Porto Alegre.

Impetuoso e com visão de negócios, há cerca de 10 anos não perdeu a oportunidade de adquirir do tio a loja que deu o start a uma pet shop referência na região. Antes, consultou a mãe, Neusa Tatsch Sperk, falecida em 2015, com quem dividiu a administração e atendimento à clientela logo no início.

 

10 anos

 

A Clínica Veterinária 24 Horas & Pet Sperk é um empreendimento em franca expansão. Tem contratada uma empresa de consultoria que norteia as estratégias de negócios e outra que faz pesquisa de mercado, até para saber o preço que a concorrência vem praticando nos produtos que vende.

--- Pode ter outras lojas que tenham os mesmos preços, mas não tem na cidade outra pet que venda produtos, com a qualidade que oferecemos, por preços menores --- garante o pai de Davi, um garoto de três anos que seguidamente está na loja, é apaixonado por animais e faz questão de segurar no colo os gatos que circulam entre sacos de ração e acessórios.

A Pet Sperk, segundo Thiago, completa 10 anos no dia 16 de outubro que vem.  No começo, quando ainda trabalhava na multinacional, os dois dias de folga que tinha a cada dois de serviço, eram divididos com a mãe, até que o movimento aumentou e ele teve que contratar colaboradores e abandonar a automação industrial.

 

A diferença

 

Falando sobre um mercado que cresceu vertiginosamente nas últimas duas décadas, Thiago faz questão de esclarecer que há uma diferença grande entre o que é uma agropecuária e uma pet shop. Ele mesmo começou em uma agro, estabelecimento mais voltado aos animais de grande porte e acessórios da lide rural.

As pets se dedicam aos cuidados de pequenos animais, geralmente domésticos, como cães, gatos, peixes e pássaros, entre outros. É um tipo de negócio que tem uma tendência promissora já que os novos casais têm filhos cada vez mais tarde, principalmente por razões profissionais e financeiras.

Mesmo assim, para evitar a monotonia ou a solidão (enquanto um dos membros do casal está fora), adotam animais de estimação. Os gatos são cada vez mais os preferidos pela independência que têm. Em segundo lugar estão os cães de pequeno porte, seguidos pelas aves.

--- Até 20 anos atrás as pet shops sequer existiam no Brasil. Hoje, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), já são 40 milhões de animais de companhia nos lares brasileiros, contra apenas 25 milhões de crianças --- lembra o empresário.

 

Clínica

 

Trabalhar com produtos das melhores marcas, dispor de uma ampla linha de medicamentos, oferecer grande variedade de acessórios e contar com uma clínica que atende 24 horas por dia, nos 365 dias do ano, são os diferenciais que fazem Thiago planejar a expansão da empresa em, digamos, médio prazo.

--- Neste ano talvez ainda não seja possível por uma questão financeira, já que os tempos não andam muito favoráveis de um modo geral, e por razões de estrutura, organização, ajustes de processos. Mas para o ano que vem já queremos abrir uma nova loja, em Cachoeirinha --- confidencia.

Sobre a clínica que funciona em tempo integral, Thiago diz que são cinco os profissionais de Medicina Veterinária que se revezam no atendimento aos clientes-animais, principalmente para a realização de vacinas, castrações e consultas em geral. No total, são 16 os colaboradores da Sperk.

 

NO FACEBOOK

 

Para conhecer a Pet Sperk nas redes sociais, clique aqui.

 

PARA SABER

 

1

A Pet Sperk foi fundada oficialmente em 16 de outubro de 2008 tendo como endereço uma antiga agropecuária que pertenceu que foi comprada por Thiago de um integrante da família. No começo, se revezavam no atendimento o próprio Thago Sperk e sua mãe, Neusa.

 

2

No atual endereço da avenida Dorival de Oliveira, 5.280, na parada 67, a loja foi inaugurada em 3 de junho do ano passado. São 16 funcionários entre eles cinco profissionais da medicina veterinária que fazem o atendimento aos clientes.

 

3

Além da clínica que funciona 24 horas por dia em todos os dias do ano, a loja tem variedade de rações para cães, gatos e aves, além de acessórios para diversos tamanhos e espécies de animais de estimação e uma das farmácias veterinártias mais completa da região.

 

Confira no vídeo abaixo a entrevista de Thiago, dono da Pet Sperk, para o Seguinte:.

 

 

 

 

SITE DE JORNALISMO E INFORMAÇÃO
Gráfica e Editora Vale do Gravataí
Av. Teotônio Vilela, 180 | Parque Florido
Gravataí(RS) | Telefone: (51) 3042.3372

redacao@seguinte.inf.br

Roberto Gomes | DIRETOR | roberto@seguinte.inf.br
Rafael Martinelli | EDITOR | rafael@seguinte.inf.br
Silvestre Silva Santos | EDITOR | silvestre@seguinte.inf.br
Eduardo Torres | EDITOR | eduardo@seguinte.inf.br
Guilherme Klamt | EDITOR | guilherme@seguinte.inf.br
Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web. 2016 - Todos os direitos reservados.