notcia bem tratada
GRAVATAÍ, 15/08/2018
profissionais de sucesso

Dono de quatro empresas de transporte de passageiros, uma delas a Sogil, Sérgio Pereira é o maior empresário do ramo no Sul do Brasil

COM VÍDEO | Sérgio Pereira, dono da Sogil

por Silvestre Silva Santos | Edição de imagens: Guilherme Klamt | Publicada em 01/03/2018 às 18h13| Atualizada em 15/03/2018 às 13h57

Bem falante. Despojado no vestir – calça de brim e camisa polo – e de sorriso fácil. Foi como Sérgio Tadeu Pereira recebeu a reportagem do Seguinte: para falar um pouco sobre muitas coisas e, principalmente, sobre como se tornou o maior empresário do Sul do Brasil no ramo do transporte de passageiros.

Para quem ainda não sabe: Sérgio é um dos donos – junto com José de Jesus Teiga Júnior – da Sociedade de Ônibus Gigante Ltda, a Sogil, que tem na garagem nada menos que 300 ônibus, além de pelo menos mais 10 veículos de apoio, e aproximadamente 900 colaboradores diretos.

Além disso, é sócio da própria Sogil na empresa Navegantes, em Porto Alegre, é dono da Viação Santa Tereza (Visate) de Caxias do Sul e da empresa de Santo Anjo, de Florianópolis. No total, Sérgio Pereira calcula que tenha sob sua administração quase 1.000 ônibus e veículos de apoio, e cerca de 3.000 funcionários.

 

Só no whats

 

O pai da Letícia (33 anos), Carlos Henrique (35), Cristina (37) e Carlos Eduardo (40), casado e natural de Gravataí mesmo – “ali da Morungava, com muito orgulho”, faz questão de dizer – é avesso a tecnologia embora tenha diante dele um moderno computador na sala que ocupa. Administrar mesmo, de modo direto, não mais.

Agora Sérgio é do Conselho de Administração da Sogil. Assim como seu sócio, Teiga Júnior. A direção geral da Sogil, por exemplo, entregou ao genro Fabiano Rocha Izabel. Ainda sobre modernismos: O todo-poderoso da Sogil só faz uso mesmo da ferramenta WhatsApp, que é para facilitar a comunicação com familiares e diretores e gerentes das empresas que tem sob sua tutela.

 

Pelo pátio

 

Sérgio Pereira ingressou na Sogil como frentista do posto de gasolina em que eram abastecidos os ônibus e veículos particulares na antiga garagem, que ficava no Parque dos Anjos. Há cerca de 30 anos está na sede atual, na RS-030. Antes dele, seu pai, José Alves Pereira, era sócio na empresa com o pai de Júnior, José de Jesus Teiga, que foi o fundador da Sogil.

--- Hoje estou afastado da administração. As coisas estão muito bem encaminhadas, tudo delegado aos diretores e gerentes. Temos um quadro diretivo muito bom --- afirma.

Mesmo assim, sempre que chega a uma das empresas dá uma volta, no próprio carro, pelo pátio das garagens. Outro dia viu três funcionários do setor de lavagem sentados, parados, e carros esperando pela higienização. Via celular acionou o gerente do setor e, recebidas as devidas explicações, pediu para que providências fossem adotadas para evitar o ócio.

Na estrada, outro dia, viajando pela Freeway rumo ao litoral, viu-se atrás de um de seus ônibus, da Santo Anjo. O motorista estava com pé pesado e acima da velocidade limite. Imediatamente acionou o filho Carlos Eduardo que está na direção da empresa em Santa Catarina, diretores, gerentes, chefes de mecânica.

O motivo justificava a velocidade já que o carro estava vazio e em teste depois de passar pela substituição de peças do motor visando a redução do consumo de combustível.

 

Integração

 

Mesmo que as quatro empresas de transporte de passageiros tenham razão social e nomes fantasias distintos, diretores independentes, a gestão é feita de forma integrada. Ou seja, todos da Sogil sabem o que acontece na Visate, na Navegantes e na Santo Anjo. Assim como em Santa Catarina a direção sabe o que se passa nas três empresas gaúchas.

--- Está tudo no computador e a direção tem acesso a todos os dados. É uma forma de um alertar os outros, por exemplo, para uma maneira nova de economizar independente do setor --- explica o empresário.

--- Essa administração integrada é full time e em tempo real. O que está acontecendo em qualquer uma das empresas pode ser acessada na outra pelo computador --- completa.

A tomada de decisão, hoje, não é mais uma incumbência ou missão de Pereira ou de Teiga Júnior. Como conselheiros, eles têm uma reunião trimestral com os administradores das quatro empresas. Mesmo sendo sócio na Sogil e ter uma participação menor na sociedade da Navegantes, Teiga Júnior está sempre informado sobre o que se passa na Visate e Santo Anjo.

E a crise no setor do transporte público pegou. Obriga à realização de gestões eficientes, com enxugamento de custos cada vez mais radical. Desde o final de 2014 e início de 2015, conforme Sérgio Pereira, a redução na ocupação dos ônibus chegou a 18%. Culpa, também, segundo ele, do serviço de transporte por aplicativos.

 

: O empresário Sérgio Pereira recebeu o Seguinte: na sede da Sogil

 

Hábitos simples

 

E como é Sérgio Pereira no dia a dia? Ele conta que leva uma vida de hábitos simples, que gosta de terno e gravata embora não se vista assim com frequência, dorme tarde e acorda não muito cedo, e que gosta de um bom vinho. Tinto. Seco. Servido à temperatura de 14 graus centígrados.

Sérgio gosta de viajar. Já foi a muitos países a convite das fábricas de motores, especialmente estas, e está programando uma volta à Europa no final de julho que vem. Vai fazer turismo pela Inglaterra. Mais próximo, dá preferência ao Uruguai, para onde vai com bastante frequência.

--- Eu faço uma viagem ou duas, no máximo, por ano. Mas vou mais mesmo é para o Uruguai. Aliás, sou cidadão uruguaio, residente legal e habilitado --- conta o colorado (daqueles que vai a campo mesmo mas não é associado do clube), mostrando os documentos de identidade e para dirigir, emitidos pelo país vizinho.

 

AS EMPRESAS

Sogil: Foi fundada em 25 de maio de 1954 por um grupo formado por 16 visionários empreendedores. De apenas um ônibus, lá no começo, expandiu-se e hoje tem uma frota de quase 300 veículos e quatro garagens. A sede administrativa fica na RS-030. É responsável pelo transporte urbano em Gravataí e Glorinha, intermunicipal entre Gravataí e Porto Alegre, e na área de fretamento faz transporte de funcionários para empresas ou para grupos em viagens de turismo

 

Santo Anjo: Fundada em 24 de fevereiro de 1947, em Imbituba, Santa Catarina. Foi adquirida por Sérgio Pereira em 2014 e no ano seguinte mudou sua sede para Florianópolis. Realiza o transporte urbano em Imbituba e tem linhas intermunicipais e interestaduais, principalmente para o Rio Grande do Sul e Paraná. Também faz fretamento de turismo.

 

Navegantes: Adquirida há oito anos pela Sogil e Sérgio Pereira, é responsável por parte do transporte coletivo urbano na capital Porto Alegre. Tem sua sede no bairro Humaitá.

 

Visate: Empresa criada há 32 anos por Sergio Pereira é responsável pelo transporte coletivo urbano em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha.

 

: Sérgio Pereira e minuaturas de ônibus das suas empresas.

 

Sérgio por Sérgio

 

--- Normalmente eu vou dormir por volta da meia noite. Não acordo muito cedo, geralmente por volta das 7h30min ou 8h, depende dos compromissos do dia.

 

--- Tenho casa em Gravataí, no condomínio Paragem Verdes Campos, e apartamento em Porto Alegre. Estou sempre lá e cá. Agora mesmo estou passando mais tempo em Gravataí.

 

--- Ah, eu faço academia sim, Três vezes por semana a partir das 8h30min. Não é que eu seja vaidoso mas é bom para manter a forma principalmente depois que a gente tem uma certa idade. Faço esteira e um pouco de musculação.

 

--- Sou um apreciador dos vinhos da Serra Gaúcha. Tem muito vinho produzido aqui no estado que é bem melhor que outros, importados. Ó único problema é que o que é nosso não é valorizado.

 

--- Nesse tempo todo no ramo do transporte pude acompanhar um salto tecnológico maravilhoso. Hoje todos os nossos sistemas de gestão estão integrados. E há um monitoramento nos urbanos de Gravataí que permite a nós e à Prefeitura acompanhar tudo que acontece nos ônibus em tempo real. Isso é fabuloso.

 

--- Sou natural de Gravataí mesmo. Ali da Morungava, com muito orgulho!

 

--- Eu entrei na Sogil em 1963, como frentista no posto de gasolina quando a empresa ainda era no Parque dos Anjos. Eu abastecia os ônibus e os carros particulares.

 

Confira no video abaixo a entrevista de Sérgio Pereira para o Seguinte:.

 

COMPARTILHE BOAS NOTÍCIAS

Se você tem uma dica gastronômica, de uma boa história de empreendedores, de profissionais de sucesso, de personagens anônimos ou famosos, de artistas, de lugares ou de histórias fantásticas de Gravataí, envie para o e-mail redação@seguinte.inf.br, pelo Whats 996475170 ou pelo nosso Facebook que a gente pode contar em O MELHOR DE GRAVATAÍ. 

 

 

SITE DE JORNALISMO E INFORMAÇÃO
Gráfica e Editora Vale do Gravataí
Av. Teotônio Vilela, 180 | Parque Florido
Gravataí(RS) | Telefone: (51) 3042.3372

redacao@seguinte.inf.br

Roberto Gomes | DIRETOR | roberto@seguinte.inf.br
Rafael Martinelli | EDITOR | rafael@seguinte.inf.br
Silvestre Silva Santos | EDITOR | silvestre@seguinte.inf.br
Eduardo Torres | EDITOR | eduardo@seguinte.inf.br
Guilherme Klamt | EDITOR | guilherme@seguinte.inf.br
Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web. 2016 - Todos os direitos reservados.