notcia bem tratada
GRAVATAÍ, 03/08/2020

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Recomendamos

  • Nossos Clientes
  • Nossos Clientes
  • Nossos Clientes
  • Nossos Clientes
  • Facebook

    tragédia da chape

    Centenas de pessoas foram à Arena do Grêmio para se despedir do zagueiro Filipe neste domingo

    Valeu, Filipe! O grito da torcida que ele não ouviu

    por Silvestre Silva Santos | Publicada em 04/12/2016 às 17h06| Atualizada em 06/12/2016 às 16h01

    O hall do portão A da Arena do Grêmio, de muitas alegrias e comemorações, por onde passam os vips que vão aos camarotes, cadeiras gold e associados da elite gremista para assistir às partidas do clube, se transformou em local de tristeza, neste domingo (4/12).

    Centenas de pessoas de muitas cidades da Região Metropolitana, especialmente de Gravataí, foram levar o abraço aos familiares e se despedir do zagueiro Filipe José Machado, que nasceu em 13 de março de 1984 e morreu dia 29 passado, aos 32 anos.

    Filipe estava no fatídico vôo da empresa LaMia que levava a delegação – atletas, comissão técnica e dirigentes – da Associação Chapecoense para o jogo de ida da final da Copa Sul-Americana deste ano, contra o Atlético Nacional de Medellín.

    Pouco antes do aeroporto, uma pane seca (falta de combustível) causou a queda do avião provocando a morte de 71 pessoas. Além da delegação, estavam no vôo jornalistas e convidados. Seis pessoas sobreviveram à queda.

     

    Adeus a Filipe

     

    O caixão com o corpo de Filipe chegou a Porto Alegre na noite de ontem junto com outras vítimas da tragédia, como os também jogadores Matheus Biteco e Denner. E passou a noite na Arena onde, pela manhã, iniciou o velório público.

    Muitos amigos e até familiares usaram camisas da Associação Chapecoense e um grupo mandou imprimir uma série especial. Na frente o nome do “time”: Filipe Machado F.C., com o logo da Chapecoense e o agora famoso #ForçaChape.

    Nas costas o nome Filipe e o número 84, uma referência ao ano de nascimento do jogador, que era natural de Gravataí. Outro time que também foi se despedir do amigo foi o “Quinta Futebol Clube”.

    --- Há mais de 15 anos a gente se reúne sempre nas quintas-feiras para bater uma bolinha, jogar futebol sete --- contou um dos integrantes do grupo, o advogado e empresário André Fonseca.

    Ele disse que conhecia Filipe desde os 15 anos, aproximadamente, e que as casas das duas famílias ficavam próximas.

    --- Sempre que ele estava em Gravataí, e tinha tempo, ele ia jogar com a gente. Era um cara muito legal, uma pessoa maravilhosa e que estava sempre alegre, de alto astral e brincalhão --- completou André.

     

    : Osmar Machado (camisa branca), pai do jogador, recebe abraço do time Filipe F. C.

     

    Homenagens

     

    Várias coroas de flores foram enviadas em homenagem a Filipe. Entre elas, dos colaboradores da Arena Porto Alegrense, da direção do Grêmio, do atual vice-presidente de futebol do Inter, Fernando Carvalho, e outra da diretoria do Sport Clube Internacional.

    O time dos amigos Filipe Machado F.C. entregou à esposa Aline e à mãe Desirée, um texto em homenagem ao zagueiro morto no acidente aéreo. A iniciativa foi do ex-treinador de goleiros do Inter, João Batista Marques.

    Os dois conviveram por cerca de três anos quando o gravataiense jogava na base colorada. João Batista, de São Leopoldo, conta que ele e o zagueiro eram muito amigos e que mantinham contato frequente, mesmo que fosse por telefone.

     

    : Como no futebol, time de amigos posa para foto com a mãe Desirée e a esposa Aline, as duas ao centro

     

    Outro que foi do Vale dos Sinos até a Arena para dar adeus ao amigo foi o empresário do ramo imobiliário Roberto Saraiva. Ambos jogaram juntos no Internacional. Saraiva, como ainda hoje é chamado, revelou o apelido de Filipe: Nariz!

    --- Não dá para acreditar e nem aceitar que isso está acontecendo. O “Nariz” era um baita amigão, vivia agitando e era o mais ativo no nosso grupo de WhatsApp. Não tinha tempo ruim pra ele, por isso é muito difícil entender o que está se passando --- disse, emocionado.

     

    LEIA TAMBÉM:

    Corpo de Filipe chega amanhã ao Brasil

    Família organiza homenagem na despedida de Filipe

    12 mortos na queda do avião são gaúchos

    Corpo de Filipe deve chegar amanhã

    Mael era quase um irmão do zagueiro Filipe

    Turistas do avião da frente passaram por sufoco

    Filipe morreu no dia dos 66 anos de seu pai

     

    Da Bélgica

     

    O ex-lateral direito Marcos Camozzato, ex-KSV Roeselare, da Bélgica, que encerrou a carreira no ano passado, foi mais um que conviveu com Filipe Machado na base do time do Beira-Rio.

    --- Do Filipe resta a lembrança de um grande amigo e da alegria que ele tinha em tudo que fazia. Levo pra mim a lição de vida que ele nos deixa, a forma de viver que ele tinha e a valorização à família --- falou Camozzato.

     

    : Lateral Camozzato, ex-Bélgica e aposentado do futebol, conviveu com Filipe na base colorada

     

    Mais um integrante da base colorada e que foi à Arena do Grêmio foi o goleiro do Goiás, o viamonense Renan Brito Soares. O atleta, de 31 anos, revelado em 2005 no Inter, aproveitou para conversar com amigos e ex-atletas. Renan não falou com a imprensa.

     

    : Goleiro Renan (óculos escuros), do Goiás e ex-Internacional, vestiu a camisa do time de Filipe

    Autoridades

     

    Vários vereadores de Gravataí estiveram no velório de Filipe. Os mais envolvidos foram os amigos diretos de Filipe e da família, Evandro Soares (DEM) e Alan Vieira (PMDB). Outro que o Seguinte: viu por lá foi o vereador Dimas Costa (PSD).

    O amigo da família e prefeito de Gravataí, Marco Alba (PMDB), também esteve na arena gremista e conversou com os pais do jogador, Osmar e Desirée, entre outros parentes e amigos.

    --- Vim trazer a solidariedade do povo de Gravataí neste momento difícil que eles estão passando --- limitou-se a comentar o prefeito.

     

    : Marco Alba (centro), amigo da família e prefeito de Gravataí se solidarizou com Osmar (direita) pai de Filipe

     

    Mais emoção

     

    Por volta das 12h30min começou a movimentação pelo encerramento do velório, quando aconteceram os momentos de maior emoção entre as centenas de pessoas que se aglomeravam no hall da Arena do Grêmio.

    A mãe, Desirée, ensaiou um discurso lembrando que Filipe foi um filho e irmão querido, e agradeceu a todos que foram homenageá-lo, se despedir do jogador e confortar os familiares.

    --- Fica a ausência física dele, agora, mas o Filipe vai continuar na lembrança de todos nós, para sempre --- conseguiu dizer, já com voz fraca e embargada.

    Outros familiares completaram o raciocínio inicial de Desirée, dizendo que Filipe foi um pai querido, um cunhado querido, e elencaram outros adjetivos elogiosos ao zagueiro, enquanto funcionários da funerária retiravam coroas que estavam sobre o caixão.

    --- Ele sempre foi o amor da minha vida --- limitou-se a dizer a esposa, Aline Penteado Pereira Machado, mãe da Antonella, amparada por familiares.

    Do meio do público um anônimo gritou:

    --- Falo em nome de todos os anônimos que estão aqui, não sou de nenhuma entidade e nem político. Dona Desirée, só quero agradecer, dizer muito obrigado por ter nos dado o Filipe e a alegria de conviver com ele.

    Foi muito aplaudido e, depois, uma oração, o Pai Nosso, foi rezada por todos.

     

    : Dona Desirée, mãe do jogador, acompanhou o cortejo amparada por duas das três filhas

     

    Violino

     

    Antes de um grupo de amigos carregar o caixão de Felipe até o carro fúnebre, um violinista executou “Somewhere Over the Rainbow” (Além do Arco-Íris, tradução literal)  e, enquanto o cortejo se deslocava, tocou “Amigos para Sempre”.

     

    : Amigos carregaram o caixão com corpo de Filipe até o carro funerário. À direita, a esposa, Aline

     

    Quando o caixão foi colocado no carro mortuário que o levaria ao Crematório Metropolitano para uma cerimônia exclusiva à família, antes da cremação, irrompeu no saguão um “valeu, Filipe!”.

    E todo mundo gritou.

    --- Valeu, Filipe!

    • app TEU! Ônibus
      Aplicativo permite saber quando Transcal chega na parada
      por Redação
    • crise do coronavírus
      Gravataí território livre da cloroquina; é fria, prefeito!
      por Rafael Martinelli
    • política
      O post feliz de Dilamar; apoio de Bordignon a Dimas não é
      por Rafael Martinelli
    • crise do coronavírus
      Estado deixa Gravataí fora de programa de testagem e Prefeitura vai à Justiça; entenda a nova polêmica Marco Alba vs. Eduardo Leite
      por Redação
    • crise do coronavírus
      Miki solta pitbull em Hospital de Campanha sob suspeita
      por Rafael Martinelli
    • crise do coronavírus
      Gravataí em ’coma’ pela COVID; Mortes crescem 300 por cento e prefeito alerta paradas, interior e Moradas
      por Rafael Martinelli
    • crise do coronavírus
      Governador quer mais mãos para colorir o mapa da COVID; a lógica do ’Decreto-Pilatos’
      por Rafael Martinelli
    • política
      Dimas e Evandro escorregam na poça d´água da política; mais guardas não é prioridade em uma pandemia
      por Rafael Martinelli
    • crise do coronavírus
      Vídeo protesto: Associação Comercial faz terraplanismo contra distanciamento social em Cachoeirinha; alerta de cancelamento
      por Rafael Martinelli
    • política
      Em artigo bomba, Marco Alba apela para MDB deixar governo Leite; o ’capitalismo de compadres’
      por Rafael Martinelli
    SITE DE JORNALISMO E INFORMAÇÃO
    Gráfica e Editora Vale do Gravataí
    Av. Teotônio Vilela, 180 | Parque Florido
    Gravataí(RS) | Telefone: (51) 3042.3372

    [email protected]

    Roberto Gomes | DIRETOR | [email protected]
    Rafael Martinelli | EDITOR | [email protected]
    Cristiano Abreu | EDITOR | [email protected]
    Guilherme Klamt | EDITOR | [email protected]
    Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
    As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
    Desenvolvido por i3Web. 2016 - Todos os direitos reservados.