notcia bem tratada
GRAVATAÍ, 03/08/2020

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Recomendamos

  • Nossos Clientes
  • Nossos Clientes
  • Nossos Clientes
  • Nossos Clientes
  • Facebook

    luto

    Osmar Machado, pai do jogador Filipe

    Filipe morreu no dia do aniversário do pai

    por Silvestre Silva Santos | Publicada em 29/11/2016 às 17h27| Atualizada em 02/12/2016 às 09h53

    --- O presente que eu nunca queria ganhar!

    A frase foi dita há pouco por Osmar Machado, pai do zagueiro gravataiense Filipe Machado, uma das vítimas do acidente aéreo ocorrido na Colômbia, na madrugada de hoje (29/11). Filipe viajava com o time para enfrentar o Atlético Nacional de Medellín no jogo de ida da final da Copa Sul-Americana.

    Osmar, que está de aniversário nesta terça, completando 66 anos, contou ao Seguinte: que ficou sabendo do acidente por volta das 6h, quando um amigo lhe telefonou.

    --- Pensei que fosse alguém me dando parabéns pelo aniversário. Foi logo a primeira ligação, e ele (o amigo) me disse o que tinha acontecido. Imagina como estou, sem chão!

     

    Quase todos os dias

     

    Pai e filho conversavam praticamente todos os dias, por telefone. Sábado passado foi a última vez que Osmar conversou com o filho que estava se preparando para o jogo contra o Palmeira, válido pelo Campeonato Brasileiro Série A.

    --- Ainda falei para ele dizer para o Cuca (treinador do Palmeiras), que é muito meu amigo, que eu mandei um abraço. Desejei boa sorte para ele no jogo e, depois, não consegui falar mais. Ontem não deu, por causa da viagem --- lamentou.

    A opção por conversar com o filho por telefone tinha uma razão especial:

    --- Era para um ouvir a voz do outro. Pela internet isso não dá --- explicou.

     

    LEIA TAMBÉM:

    Filipe Machado morre em tragédia da Chapecoense

    Prefeitura lamenta tragédia e morte de Filipe

    As maiores tragédias com jogadores

     

    Agente de jogadores

     

    Osmar Machado, que ainda trabalha como representante comercial de uma fabricante de calçados, foi agente de atletas de futebol por vários anos. Não soube precisar por quanto tempo. E parou com a atividade quando o filho iniciou na carreira de atleta.

    --- Quando o Filipe começou a jogar eu achei que tinha que parar. O futebol tem muita coisa que me incomoda, que eu não gosto, e como ele estava entrando nessa carreira achei que era hora de eu largar --- conta.

     

    Reconhecimento

     

    O pai de Filipe, que mora em Porto Alegre, não vai à Colômbia amanhã, no voo colocado à disposição para levar os familiares das vítimas do acidente com o avião da LaMia, que transportava a delegação da Associação Chapecoense de Futebol.

    Segundo Osmar, quem vai no avião disponibilizado pela Confederação Brasileira de Futebol é sua esposa, Desirée, que mora em Gravataí, e a nora (esposa de Filipe) Aline Penteado Pereira Machado.

     

    Seis idiomas

     

    Osmar contou que o filho nasceu e foi criado em Gravataí, onde estudou  no Colégio Dom Feliciano, e afirmou que Filipe Machado conquistava amizades facilmente.

    --- Ele era um guri bom! Falava seis idiomas, tinha cidadania italiana, e comprou um terreno onde fez um campo no Rincão da Madalena onde reúne os amigos quando está na cidade. No fim de ano, sempre organiza um jogo com muitos atletas e técnicos que vão a Gravataí para confraternizar.

     

    : Caixas pretas do avião da LaMia, que levava jogadores para Medellín, na Colômbia, já foram recuperadas

     

    Papa Francisco

     

    O papa Francisco, através de uma mensagem enviada ao bispo da diocese colombiana de Sonsón Rionegro, Fidel León Cadavid Marín, lamentou a morte das mais de 70 pessoas na queda do avião que levava a equipe da Chapecoense. As informações são da Agência ANSA.

    --- O Santo Padre, profundamente atingido ao saber da dolorosa notícia do grave acidente aéreo que ocasionou numerosas vítimas, eleva orações para o eterno descanso dos falecidos --- escreveu a Conferência Episcopal da Colômbia.

     

    Luto oficial nacional

     

    O presidente Michel Temer decretou na manhã desta terça-feira luto de três dias em razão da tragédia com o avião que transportava o time da Chapecoense para Medellín, na Colômbia. Segundo a assessoria do Palácio do Planalto, o decreto de luto oficial é "simbólico" e não tem efeito prático nas atividades do governo federal.

    Em nota oficial, o chefe do Executivo lamentou o acidente aéreo e ofereceu assistência do governo federal aos familiares das vítimas. Temer determinou que a Aeronáutica "disponibilize aeronaves para as famílias e para o translado das vítimas".

    --- Nesta hora triste que a tragédia se abate sobre dezenas de famílias brasileiras,  expresso minha solidariedade. Estamos colocando todos os meios para auxiliar familiares e dar toda a assistência possível --- diz trecho da nota distribuída à imprensa pelo Planalto.

     

    Luto oficial no estado

     

    Em virtude da tragédia com a delegação da Chapecoense, na madrugada desta terça-feira, o governador José Ivo Sartori decretou luto oficial em todo Rio Grande do Sul durante três dias, em homenagem à memória das vítimas do acidente.

    Segundo Sartori, os gaúchos se solidarizam neste momento difícil para o esporte brasileiro. O governador disse que lamenta profundamente a tragédia ocorrida no deslocamento da equipe para Medellín, na Colômbia.

    Era o primeiro clube catarinense a disputar a final de uma competição internacional.
    --- Eram jogadores, equipe técnica, jornalistas, mas acima de tudo pessoas comprometidas com a missão de representar uma comunidade, um estado. Agora nos cabe, cada um com a sua crença, rezar pelos familiares e sobreviventes, que necessitam de todo o apoio para seguirem em frente --- afirmou o governador.

     

    Assembleia Legislativa

     

    A Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da mesa diretora e dos líderes de bancada, também se pronunciou sobre o acidente desta madrugada, na Colômbia, que vitimou quase toda equipe da Chapecoense.

    --- Manifestamos o profundo pesar dos deputados e servidores do Poder Legislativo pelo desastre aéreo que, neste momento, consterna Santa Catarina, o Brasil e o mundo. O dia de hoje entrará para a história como um dos mais tristes capítulos da nossa história. É tamanha a devastação, tão profunda a comoção internacional que os efeitos desta tragédia só poderão ser calculados daqui a muito tempo --- diz a nota assinada pela presidente, deputada Silvana Covatti.

    E conclui:

    --- Nossa solidariedade e nossa especial atenção aos familiares e amigos das vítimas da Chapecoense, da imprensa e da tripulação da aeronave. Que Deus, na sua infinita misericórdia, os conforte neste terrível momento de dor. 

     

    Decisões adiadas

     

    A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) comunicou agora à tarde o adiamento da final da Copa do Brasil, entre Grêmio e Atlético Mineiro, inicialmente prevista para amanhã (30/11). A definição a respeito deste jogo deve ser informada até o final do dia ou amanhã, quarta.

    A entidade também informou – em nota publicada no seu site oficial - que estão adiadas as finais da Copa do Nordeste Sub-20 e Copa do Brasil Sub-20, marcadas para os dias 30 de novembro e 1º de dezembro, respectivamente.  

     

    LEIA TAMBÉM

    Filipe Machado morreu em tragédia com vôo da Chapecoense

    • app TEU! Ônibus
      Aplicativo permite saber quando Transcal chega na parada
      por Redação
    • crise do coronavírus
      Gravataí território livre da cloroquina; é fria, prefeito!
      por Rafael Martinelli
    • política
      O post feliz de Dilamar; apoio de Bordignon a Dimas não é
      por Rafael Martinelli
    • crise do coronavírus
      Estado deixa Gravataí fora de programa de testagem e Prefeitura vai à Justiça; entenda a nova polêmica Marco Alba vs. Eduardo Leite
      por Redação
    • crise do coronavírus
      Miki solta pitbull em Hospital de Campanha sob suspeita
      por Rafael Martinelli
    • crise do coronavírus
      Gravataí em ’coma’ pela COVID; Mortes crescem 300 por cento e prefeito alerta paradas, interior e Moradas
      por Rafael Martinelli
    • crise do coronavírus
      Governador quer mais mãos para colorir o mapa da COVID; a lógica do ’Decreto-Pilatos’
      por Rafael Martinelli
    • política
      Dimas e Evandro escorregam na poça d´água da política; mais guardas não é prioridade em uma pandemia
      por Rafael Martinelli
    • crise do coronavírus
      Vídeo protesto: Associação Comercial faz terraplanismo contra distanciamento social em Cachoeirinha; alerta de cancelamento
      por Rafael Martinelli
    • política
      Em artigo bomba, Marco Alba apela para MDB deixar governo Leite; o ’capitalismo de compadres’
      por Rafael Martinelli
    SITE DE JORNALISMO E INFORMAÇÃO
    Gráfica e Editora Vale do Gravataí
    Av. Teotônio Vilela, 180 | Parque Florido
    Gravataí(RS) | Telefone: (51) 3042.3372

    [email protected]

    Roberto Gomes | DIRETOR | [email protected]
    Rafael Martinelli | EDITOR | [email protected]
    Cristiano Abreu | EDITOR | [email protected]
    Guilherme Klamt | EDITOR | [email protected]
    Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
    As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
    Desenvolvido por i3Web. 2016 - Todos os direitos reservados.