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GRAVATAÍ, 03/08/2020

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    coluna do nenê

    A foto dos premiados pela Associação Regional de Propaganda

    Os vencedores do Salão da Propaganda 2017

    por Nenê Zimmermann | Publicada em 15/12/2017 às 15h22| Atualizada em 18/12/2017 às 12h07

    Empresário ou Dirigente de Comunicação do Ano – Fábio Bernardi (Morya)

    Agência de Comunicação do Ano – Moove

    Anunciante do Ano – Lebes

    Veículo do Ano – GaúchaZH

    Diretor de Criação do Ano – Marcelo Pires (Competence)

    Profissional de Criação do Ano – Jacques Fernandes (Competence)

    Profissional de Atendimento do Ano – Rosangela Lopes (Moove)

    Profissional de Mídia do Ano – Irenita Boff (Moove)

    Profissional de Planejamento do Ano – Lara Piccoli (Morya)

    Profissional de Produção de Agência do Ano – Melissa Bordin (Morya)

    Profissional de Atendimento de Veículo do Ano – Marisa Rodrigues (Grupo RBS)

    Profissional de Marketing de Cliente do Ano – Ana Paula Ferrão (Pompéia)

    Produção Publicitária Eletrônica e Digital – Mythago Produções

    Produção Publicitária de Imagem Gráfica – Studios Meca

    Serviços Especializados – Capacità Eventos

    Prêmio Lairson Kunzler – Telmo Ramos

     

    MARCIO CALLAGE

    Depois de ser CEO da Dm9 Sul Porto Alegre, ir para a Lodduca e depois ser protagonista da Cubo, Marcio Callage está se dedicando com seu irmão ao seu restaurante 20Barra9 que tem sede na Hilário Ribeiro em Porto Alegre e em Caxias. Repetirá a operação na praia de Atlântida.

    Não fixou residência ainda no portinho e tem se revezado em idas para São Paulo.

     

    NOVA CHANCE

    À margem dos efeitos da crise econômica que se instaurou nos últimos anos, o comércio eletrônico segue na lista de desejos dos consumidores brasileiros. Nem mesmo a perda de confiança e do poder aquisitivo de boa parte da população foi capaz de impedir o crescimento dos cliques para concluir as transações nas lojas virtuais. Em 2016, enquanto o varejo como um todo registrou uma queda de 6,2% nas vendas, o e-commerce movimentou 44,4 bilhões de reais no país, o que representou um salto de 7,4% sobre 2015, segundo dados da Ebit (reputação de lojas virtuais e dados para o mercado online). Para 2017, a consultoria prevê uma expansão de 12% no segmento, com um faturamento próximo de 50 bilhões de reais. Uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), porém, mostra que nem todos entenderam essa mensagem. Ou, muito provavelmente, ainda não tiveram condições de incorporar as lojas virtuais às suas estratégias de negócios. Segundo o estudo, 31% dos varejistas possuem apenas lojas físicas, sem que 12% deles já tiveram uma operação de e-commerce que não vingou. “Quem não abraçar esse modelo não vai conseguir atravessar a ponte daqui a cinco anos”, diz Gerson Rolim, consultor do comitê de varejo online da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico. “O consumidor já migrou para a Internet. É uma questão de sobrevivência”.

     

    PÉ NO ACELERADOR.

    Com a venda de participação para o grupo Globo, há quatro meses, a plataforma de investimentos Órama está pisando no acelerador. A empresa pediu autorização ao Banco Central para abrir uma corretora de seguros e vender apólices online. Também vai entrar no segmento de ações (até agora a Órama só distribui fundos e títulos de renda fixa). Na esteira de concorrentes maiores, como XP e Guide, começou ainda a procurar agentes autônomos de investimento para sua expansão – fechou parceria com 82 escritórios de agentes.

     

    TE CUIDA, OLX

    O portal de classificados de imóveis Zap, do Grupo Globo, e a startup do mesmo setor Viva Real estão negociando uma fusão . A americana Lion Tree foi contratada como assessora financeira. Lucas Vargas, é o executivo mais cotado para assumir a nova empresa, com faturamento anual estimado acerca de 200 milhões de reais. A possível fusão é uma resposta ao crescimento da concorrente OLX, controlada pelo grupo sul- africano Naspers. Além de ter mais de 1,5 milhão de anúncios de imóveis em sua plataforma, a OLX lançou em fevereiro o Storia Imóveis –  site que, além das informações do imóvel, traz características dos bairros.

     

    COMERCIAL

    O tão esperado, assistido por todos, o Comercial de Natal do Zaffari teve direção e produção do grande Beto Callage.

     

    APROVADA

    De professora e publicitária a dona de um negócio que recicla e faz bonito.

    Uma nova vida, mas o ensino e a publicidade estão no DNA de Ana Iwancow.

    Além de publicitária (há 33 anos) tendo se dedicado à Unisinos nos últimos 28 anos. Nos últimos 2 anos, o Projeto de calçados sustentáveis junto com a empresária Sirlei Feiten, de Três Coroas, permitiu a Ana conhecer o universo do trabalho milenar do artesanato em couro [calçado totalmente feito à mão] e a moda sustentável [um movimento de responsabilidade social, econômica e ambiental].

    Sua tese é que isso contribua para que tenhamos mais igualdade social, uma economia mais circular e sustentável.

    No dia 8 inaugurou a primeira loja física em Três Coroas, com a certeza de estar construindo um futuro mais sustentável.

     

    SPR

    Somente no ano de 2016, a pirataria movimentou mais de R$ 50 milhões no Rio Grande do Sul. Além de gerar um rombo para os cofres públicos, essa prática incentiva a corrupção, o tráfico de drogas, de armas e até de pessoas. Isso sem falar nos danos irreversíveis que pode causar à saúde. Esse foi o insight da SRP ao propor a campanha O Pirata Honesto para a Fecomércio-RS para marcar o Dia Nacional de Combate à Pirataria (3 de dezembro). O objetivo é conscientizar, de forma impactante e bem-humorada, sobre o contrabando e o comércio de produtos falsificados.

    A iniciativa ganhou o hotsite opiratahonesto.com.br, que mostra os produtos mais comercializados nesse mercado informal. A ideia é chamar a atenção da população para os prejuízos e perigos de plataformas e produtos falsificados. Ao tentar finalizar a compra, o usuário recebe a informação que, tanto o site como os artigos expostos, são piratas. Eles pertencem a muitas categorias, que vão de celulares, DVDs, joias, óculos, peças automotivas, perfumes e relógios a tênis e vestuário.

    Com o conceito “pirataria é sempre uma roubada”, a campanha foi lançada no último dia 3 e vai se estender pelos próximos dias em ações de panfletagem, nas redes sociais da entidade do comércio e rádios.

    “O principal desafio dessa ação que propomos para a Fecomércio-RS foi relacionar um tema tão sério com humor e resultar em uma campanha com impacto de conscientização”, destaca Juliano Brenner Hennemann, diretor-executivo da SPR.

     

    LANÇAMENTOS

    – Na segunda feira, no Café do Porto, na Padre Chagas em Porto Alegre, aconteceu o lançamento das marcas pessoais do casal Lúcia Mattos & Leonardo Meneghetti.

    – Também na segunda-feira no Instituto Ling foi  lançado o livro “Segredos e conselhos de um Headhunter – Desvendando o mistério da seleção de executivos“. Uma obra de Rubem Souza em parceria com Alexandre Bach, realmente incrível para quem procura auxílio para enfrentar esse mercado competitivo e dinâmico que temos hoje. 

     

    BLOCKCHAIN

    Uma rede descentralizada, onde ocorrem transações online que são validadas por computadores e depois formados blocos que alimentam uma cadeia com todas outras transações (blocos). O que parece ser seguro e prático pelo fato de que essa validação fica registrada numa corrente histórica com as transações anteriores, e não podem ser alteradas e os registros ou transações ficam gravados para sempre naquela corrente, ou seja, para fraudar uma transação e registro seria preciso alterar todos os blocos da blockchain, o que é matematicamente impossível.

    A tecnologia, a médio e longo prazo, pode ajudar a estabelecer relações mais diretas e transparentes entre os players da indústria publicitária, facilitando as transações e pagamentos entre marcas e influenciadores ou produtores de conteúdo online, através de protocolos previamente estabelecidos entre as partes. Dados de entrega de anúncios e visualizações de vídeos, por exemplo, poderão facilmente ser acessados na blockchain.

     

    ARP MEETING

    Na terça-feira 5 o ex-Presidente do Grupo Abril, Walter Longo, participou do ARP Meeting e falou um pouco mais sobre o que ele vê e pensa sobre a atualidade do marketing onde cada vez mais se deve fugir dos padrões.

    Ele começou esclarecendo algumas formas e conceitos que estão inseridos hoje na área do marketing “ONOFF”, como ele mesmo chamou, no intuito de mostrar que não é preciso distinguir o online do off-line. E que assim, muitas agências perdem clientes e não se adaptam as novas tendências do mercado.

    Sobre outra maneira de olhar ele também percebeu que nós há alguns anos atrás criamos “armas digitais” e que agora precisamos utilizar tudo isso com um pensamento integrado, ou seja, quem souber distribuir e usar corretamente todas ferramentas e plataformas, alinhar o conteúdo da marca e tiver engajamento certamente terá uma receita para o sucesso.

    Criticou bastante o já ultrapassado modelo de negócio onde a agência aparece como um mediador de cliente-mídia e esquece o seu core: CRIATIVIDADE.

    Walter também mostrou que as marcas que tem tido grande reconhecimento e atenção são justas as marcas que geram tensão no consumidor. Por exemplo, quando a marca escolhe em vender um produto que é pra usar no calor, se ela fizer alguma ação com frio ela vai receber muito mais atenção e vai impactar muito mais o consumidor justamente por esse “ângulo de tensão” que ela gerou. Usa o oposto e o surpreendente ao seu favor.

    Ele finalizou com uma comparação genial. Uma comparação que não poderia ser melhor e que acredito que ninguém havia imaginado isso antes. Walter disse que uma agência de publicidade deveria ser como um circo, onde todos são felizes e a mesma pessoa que vende pipoca na frente do show doma leões e cospe fogo. Onde o que faz malabarismo também anda de motocross numa jaula em forma circular, ou seja, a agência deveria ser uma empresa dinâmica e criativa. Algumas agências já conseguiram enxergar isso, mas como ele mesmo disse: nós temos potencial para isso, porém não é a realidade.

    Obrigado pelo aprendizado, mestre.

     

    TWITTER

    As marcas que fizeram sucesso no twitter esse ano:

    Doritos – A marca utilizou a plataforma para levar sete bandas independentes para tocar no Rock in Rio

    Itaú – Formou parceria com os criadores do Niche, comunidade do Twitter que une criadores de conteúdo às marcas e cria sinergia entre suas personalidades e as mensagens dos seus anunciantes.

    Kit Kat – Distribuir cupons de desconto para adquirir o KitKat Celebreak, uma caixa para dar de presente contendo vários tipos diferentes do chocolate.

    Samsung – A Samsung utilizou a plataforma para divulgar as principais funcionalidades da Samsung Care, assistência técnica inteligente da marca. Alguns dos vídeos foram feitos por meio de Niche. Os vídeos também foram utilizados no atendimento ao consumidor no Twitter por mensagens diretas (DMs), auxiliando a esclarecer dúvidas sobre diversos produtos.  A empresa é pioneira no segmento de tecnologia na América Latina a utilizar Twitter Business Solutions (TBS).

    Budweiser – Por meio de Tweets conversacionais, a marca convidou os fãs para utilizar um recurso que permite encomendar cerveja via Twitter. O recurso também foi desenvolvido por meio da Twitter Business Solutions (TBS). A Budweiser foi a primeira marca de cerveja a oferecer o delivery de seu produto com uma experiência de compra feita 100% na rede social.

    Fiat- A Fiat foi a primeira marca no Brasil a utilizar Twitter Business Solutions. A campanha de lançamento do novo Fiat Argo incluía ativações para divulgar um serviço de atendimento que a marca lançou na plataforma.

    Ruffles – A marca promoveu uma série de vídeos na plataforma para divulgar seu game de realidade aumentada, que pode ser jogado entre amigos.

    FoxFilm Brasil – Para divulgar a estreia do filme “Assassin’s Creed” nos cinemas brasileiros, a marca criou um jogo interativo, multiplicando o alcance do vídeo com o trailer do filme e diversos conteúdos.

    IFood – Em parceria com a ESPN, a marca de delivery online de comida aproveitou o território de esporte e as conversas sobre a NFL para promover o seu serviço.

     

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