notcia bem tratada
GRAVATAÍ, 21/11/2019

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Recomendamos

  • Nossos Clientes
  • Nossos Clientes
  • Nossos Clientes
  • Nossos Clientes
  • Facebook

    coluna do silvestre

    Placa com logomarca da rede SIM estava sendo preparada agora ao meio dia para ser colocada no alto, na entrada do paradouro que vai ser inaugurado em Gravataí, na Freeway, na semana que vem. | Foto: Guilherme Klamt

    Neco inaugura posto de R$ 20 milhões e 150 empregos em Gravataí

    por Silvestre Silva Santos | Publicada em 18/10/2019 às 16h22| Atualizada em 23/10/2019 às 10h48

    O que o colunista anunciou dia 18 de março aqui no Seguinte:, que o maior posto de combustíveis da Rede SIM abriria ao público neste ano, se confirmou. Conversei há poucos minutos com o empresário Itacir Neco Argenta, ou simplesmente Neco Argenta, que com seu irmão Deunir fundou e administra o que pode ser considerado um império no setor, a SIM Rede de Postos, de combustíveis e serviços.

    Ele me confirmou – e até mandou o convite – que o posto que recebe os retoques finais na BR-290 (Freeway), lado direito para quem trafega no sentido Litoral-Gravataí e logo depois da GM, vai ser inaugurado às 10h da próxima terça-feira, dia 22. O investimento, dito pelo próprio Neco, é de algo em torno de R$ 20 milhões, e a geração de empregos chega, de cara, a 150 postos de trabalho.

    --- São frentistas, pessoal do restaurante, da loja de conveniências e outros serviços que ainda não estão definidos --- confidenciou o empresário.

    Sobre os outros serviços, muito provavelmente o novo posto SIM da rede deve ter uma lanchonete com nome de peso. Não deve ser a Burger King, que já está chegando a outros estabelecimentos da rede. Mas pode ser da não menos famosa McDonald’s. O martelo não está batido, pelo menos até o começo desta tarde não estava. E há, ainda, a possibilidade de ter até uma loja de pneus.

    --- Estamos conversando com o pessoal desta área, mas pode ser sim a Zé Pneus. Estamos falando com eles também --- respondeu, quando perguntei se o estabelecimento do ramo poderia ser da rede que tem filiais em Gravataí, Cachoeirinha. Viamão, Alvorada, e em mais 18 cidades do Rio Grande do Sul, além de Porto Alegre (nove filiais).

     

    A localização

     

    A opção por investir pesado em Gravataí – onde já tem postos na RS-030 e RS-118 (o Perdigão é da SIM) – é parte do plano de expansão, de acordo com Neco Argenta. A empresa que está sediada na cidade em que nasceu, Flores da Cunha, na Serra Gaúcha, tem hoje 140 postos com a bandeira SIM e recentemente adquiriu outros 50 postos da combustíveis da Rede Mime, de Santa Catarina. Também já opera no Paraná.

    --- Vamos começar 2020 com quase 200 postos e até o final do ano que vem esse número vai aumentar. Quanto isso vai crescer? Não sei. Está nos nossos planos de expansão, mas vai depender de vários fatores --- afirmou.

    Neco disse que a localização do posto SIM, que deve fornecer combustíveis da Petrobrás, na altura do quilômetro 71 da Freeway, se deveu muito ao fato de não haver sequer um posto de combustíveis – ou paradouro! – no trecho de Osório a Porto Alegre. Pesou também na decisão a falta de um local para receber caminhoneiros na chegada a Porto Alegre.

    --- Não tem onde eles possam estacionar para passar a noite e descarregar no dia seguinte --- falou.

    A proximidade com o Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (leia-se fábrica da General Motors), além do condomínio consolidado Paragem Verdes Campos, de classe alta sob o ponto de vista do poder aquisitivo, e o que está em construção – o Prado-Bairro Cidade – poder aquisitivo “top AA” e que deve ser uma cidade dentro de Gravataí com seus mais de 20 mil moradores quando a última fase estiver instalada, também foram considerados.

     

    Claro e limpo

     

    Neco Argenta disse para o colunista que um diferencial que norteia as ações da empresa é o foco no cliente. A Rede SIM, segundo ele, dispende esforços para que os serviços sejam de qualidade, os produtos sejam de qualidade, o atendimento seja de qualidade e a imagem da empresa, por consequência... Estes aspectos, agregados a outros como empreendedorismo e visão de mercado, são as razões do crescimento vertiginoso da rede que tem apenas 34 anos desde sua fundação.

    --- Não é vender o que queremos, mas ofertar aquilo que o cliente quer comprar --- diz.

    Outro diferencial citado por Argenta:

    --- Foi-se o tempo em que posto de gasolina era aquele local com péssimo aspecto, geralmente um lugar sujo e que mulher não entrava. As coisas mudaram --- avalia.

    E continua:

    --- Nós buscamos oferecer um local limpo, claro, bem iluminado, com banheiros higienizados, com ar condicionado... Enfim, com o conforto que as pessoas querem ter quando chegam em um local não só para abastecer, mas para consumir nossos produtos. Todas as pessoas, por mais humildes que sejam, gostam de se sentir bem em um ambiente confortável e com bom atendimento. É isso que somos, este local.

     

    Buggy e camarão

     

    1

    Para quem vem do litoral, na chegada ao Posto SIM da Freeway em Gravataí vai encontrar, como recepcionista, um buggy – carro largamente utilizado em atividades recreativas, de lazer e turismo, nas praias do Nordeste brasileiro.

     

    2

    O buggy estilizado com “um sorrisão” sobre a tampa dianteira deve funcionar como recepcionista, “dando boas vindas” aos clientes e criando, já na chegada, um ambiente simpático e otiumista.

     

    3

    Neco Argenta explicou que a opção pelo buggy” se deve ao fato de a Freeway ser via de acesso ao litoral, às praias, “onde geralmente predomina esse tipo de veículo durante o período do veraneiro”, explicou.

    --- Nós adotamos símbolos que servem como ícones de acordo com o lugar. Em Laguna (Santa catarina), por exemplo, é um camarão que dá as boas vindas para os nossos clientes --- disse o empresário.

     

    : O camarão dá boas vindas no Paradouro Laguna, da SIM

     

    Linha do tempo

     

    A SIM Rede de Postos foi fundada em 1984 em Flores da Cunha.

     

    1985

    Os irmãos Neco e Deunir abrem mão de seus empregos e fundam a Ditrento, em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha. Criada para revender e distribuir produtos para a indústria vinícola, o empreendimento dá lugar à empresa que se tornaria referência no ramo de combustíveis no Sul do país.

     

    1993

    Em 4 de março a Ditrento inaugura sua primeira unidade de postos de combustíveis. O Posto Matriz, de bandeira BR, localizado na Rua Júlio de Castilhos, 2357, em Flores da Cunha.

     

    1999

    É inaugurada a unidade Shopping, em Caxias do Sul, tornando-se o primeiro posto do Sul do país a oferecer o serviço de GNV – Gás Natural Veicular.

     

    2000

    A virada do século trouxe resultados positivos para a Ditrento: abertura de uma unidade em Carlos Barbosa, em setembro, e a inauguração do Posto Barão na cidade de Farroupilha, em outubro.

     

    2001

    A evolução da Ditrento se mostrou ainda mais forte com o passar do tempo. Em 2001, a empresa passou a contar com mais duas unidades na cidade de Caxias do Sul. O posto Fátima Alto, inaugurado no dia 11 de setembro e o posto Charqueadas, inaugurado dia 15 do mesmo mês.

     

    2002

    Neste ano, a Ditrento expandiu seus negócios na Serra Gaúcha, chegando nos municípios de Garibaldi e Bento Gonçalves.

     

    2003

    Em constante evolução e com o nome cada vez mais forte no Rio Grande do Sul, a Ditrento inaugurou seis unidades, sendo quatro na cidade de Caxias do Sul com os Postos Vinte, Bela Vista, Perimetral Norte e Perimetral Sul II. As outras inaugurações foram em Farroupilha e Bento Gonçalves, com o posto Vinhedos.

     

    2004

    Refletindo o sucesso no setor administrativo e a qualidade da marca Ditrento, neste ano ocorreram a abertura de mais duas unidades de postos em Caxias do Sul, as unidades Matteo e Festa da Uva.

     

    2007

    Um ano especial para a Ditrento, pois a rede passou a contar com lojas próprias de conveniências. As primeiras unidades das lojas Agora é Hora foram inauguradas nos postos Matriz e Avenida, em Flores da Cunha.

     

    2008

    É iniciado o Projeto Cidadão Capaz, posto estruturado para receber funcionários e clientes portadores de deficiência dentro das normas de acessibilidade da ABNT.

     

    2009

    O ano de 2009 significa a chegada da Ditrento em dois dos principais cartões postais da Serra Gaúcha: Gramado e Canela. Além disso, a rede ainda contou com uma unidade na cidade de Vale Real e também criou a SIM Escola Corporativa, objetivando capacitar os funcionários.

     

    2010

    Os 25 anos de empresa são comemorados com a chegada em Porto Alegre, Portão, Eldorado do Sul e Três Cachoeiras. Ocorre também a primeira Convenção de Gerentes da Ditrento, visando a qualificação dos serviços oferecidos pela Rede.

     

    2011

    Ano que chegou abrindo novos horizontes para a Ditrento. Afinal de contas, foi neste ano que a rede contou com as primeiras inaugurações em Novo Hamburgo (onde abriu três unidades), Esteio (com o posto Esteio Parque), Gravataí (com os postos Perdigão e na RS-030), Montenegro (posto Montenegro) e Vacaria (posto Vacaria). Além disso, a rede contou ainda com a inauguração do posto Três Bicos, em Pelotas e Guarujá, em Porto Alegre. Um grande marco foi conquistado neste ano, a criação da Escola Corporativa SIM, um ônibus escola que viaja entre todas as unidades, levando qualificação aos colaboradores e garantindo o atendimento diferenciado característico da empresa.

     

    2012

    Ano em que a Ditrento muda sua marca para SIM Rede de Postos. Essa transformação serviu para comunicar e reforçar seus valores de comprometimento com o cliente, a busca por relações mais humanizadas e agilidade ao servir.

     

    2013

    Inauguradas as primeiras unidades fora do Rio Grande do Sul. Os postos Santa Rosa e Dalçóquio, em Itajaí, Santa Catarina. O ano também marcou a abertura do primeiro Paradouro de rodovia, o SIM Paradouro Camaquã. Além disso, a rede passou a contar com novos postos em Torres, Rio Grande, Gravataí e Pelotas.

     

    2014

    Chegamos em Laguna, Santa Catarina, com a abertura do Paradouro SIM Laguna Camarão. Nesse mesmo ano, novos postos foram inaugurados em Esteio, Cachoeirinha, Montenegro, Sapiranga e Sapucaia, além de um Paradouro na cidade de Nova Santa Rita, o primeiro posto de rodovia ecoeficiente do Rio Grande do Sul. Foi também inaugurada a milésima loja BR Mania no Posto Shopping em Caxias do Sul e conquistado o título de “Maior Rede de Postos” de bandeira Petrobrás no Brasil.

     

    2015

    A SIM Rede de Postos completa 30 anos de trabalho e dedicação no mercado de combustíveis, passando também a contar com novas unidades em Passo Fundo, Dois Lajeados e Marau, além da unidade Ecoposto, na capital gaúcha. Conquista também o Prêmio TOP de Marketing ADVB/RS na categoria serviços, com o case da troca de marca.

     

    2016

    A SIM conquista o título de rede de postos mais lembrada e preferida pelos gaúchos, depois das companhias Ipiranga, BR e Shell, na pesquisa Marcas de Quem Decide. Nesse ano, supera a marca de 100 postos e inaugura sua primeira unidade de bandeira própria, o posto SIM Presidente Vargas, em Passo Fundo.

     

    2017

    Pelo segundo ano consecutivo, a SIM Rede de Postos tem destaque nas pesquisas Marcas de Quem Decide e Top Of Mind, estando entre as mais lembradas e preferidas dos gaúchos. Foi também inaugurado o Paradouro SIM Retrô, em São Sebastião do Caí, com a lanchonete temática inspirada nos anos 50. Além disso, a SIM lança um novo conceito em loja de conveniência, com marca própria, um ambiente totalmente inovador e aconchegante na unidade SIM Farrapos, em Farroupilha. A marca também expande-se para o estado do Paraná com duas novas unidades, estando presente nos três estados do Sul do país.

     

    2018

    A SIM Rede de Postos chega nas cidades de Canoas, Chuí, Bagé e Dom Pedrito. Passa também a operar com a SIM Distribuidora de Combustíveis, que abastece todos os postos de bandeira SIM. São mais de 130 postos proporcionando o melhor em qualidade de atendimento e abastecimento.

     

    Fonte: http://simrede.com.br/site/historia

     

    2019

    História que ainda está sendo escrita e que nesta terça, dia 22, tem mais um item para ser acrescido: a inauguração do SIM da Freeway.

    Do  colunista:

    --- Quer sugestão para o nome, Neco?

    --- Que tal SIM Paradouro Aldeia dos Anjos?

     

     

     

     

     

     

    • 3º Neurônio | comportamento
      Terapia de casal, mas de casal de amigos
      por Ana Bulnes Fraga | El País
    • 20 de novembro
      Gravataí abre a Semana da Consciência Negra
      por Redação
    • opinião
      O dia em que a Câmara foi o STF; e deu empate!
      por Rafael Martinelli
    • personagens
      Quem é Sirmar Antunes, o ator que respira arte, negritude e Gravataí
      por Silvestre Silva Santos | Edição de imagens: Guilherme Klamt
    • opinião
      A reeleição de Miki e a desfiliação de Ibarú e Marco
      por Rafael Martinelli
    • opinião
      Cassação ameaça outra conselheira tutelar eleita
      por Rafael Martinelli
    • educação
      Escola Tuiuti está mais perto do fim
      por Silvestre Silva Santos
    • opinião
      Aniversário de Miki mostra força para reeleição
      por Rafael Martinelli
    • opinião
      Repercussão política foi instantânea do ’reajuste zero’
      por Rafael Martinelli
    • opinião
      LDO prevê ’reajuste zero’ para funcionalismo
      por Rafael Martinelli
    SITE DE JORNALISMO E INFORMAÇÃO
    Gráfica e Editora Vale do Gravataí
    Av. Teotônio Vilela, 180 | Parque Florido
    Gravataí(RS) | Telefone: (51) 3042.3372

    redacao@seguinte.inf.br

    Roberto Gomes | DIRETOR | roberto@seguinte.inf.br
    Rafael Martinelli | EDITOR | rafael@seguinte.inf.br
    Silvestre Silva Santos | EDITOR | silvestre@seguinte.inf.br
    Guilherme Klamt | EDITOR | guilherme@seguinte.inf.br
    Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
    As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
    Desenvolvido por i3Web. 2016 - Todos os direitos reservados.