notcia bem tratada
GRAVATAÍ, 23/10/2020

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Recomendamos

  • Nossos Clientes
  • Nossos Clientes
  • Nossos Clientes
  • Nossos Clientes
  • Facebook

    obras

    Via duplicada e com iluminação de LED liga a Freeway à ERS-030 e faz parte de nova rota turística que liga região à Serra Gaúcha | Foto DOUGLAS GLIER SCHÜTZ | PMG

    Rota Turística: Marco Alba entrega Avenida Prefeito Acimar Silva

    por Redação | Publicada em 06/09/2020 às 11h27| Atualizada em 10/09/2020 às 14h33

    Um novo caminho é sempre uma nova perspectiva, uma nova possibilidade, um novo olhar para o futuro, desenhado no presente. Em cada obra estrutural entregue pelo governo, há um ponto a ser ligado. Há décadas nenhuma estrada nova era aberta em Gravataí. Um olhar para a mobilidade urbana é necessário, pois o tempo de deslocamento entre um ponto e outro é qualidade de vida na rotina em que vivemos.

    O prefeito Marco Alba inaugurou a Avenida Prefeito Acimar Silva, que liga a Freeway à ERS-030. A via, duplicada, sinalizada e iluminada faz parte da nova rota turística que conecta a Região Metropolitana à Serra Gaúcha. A obra é um exemplo de parceria entre o público e o privado: as terras por onde corre o quilômetro da nova estrada, que construída do zero, foi doada por empresários, sem custos de desapropriação.

    Segundo o prefeito, no discurso de inauguração, transmitido em live que você assiste CLICANDO AQUI, Gravataí está crescendo em direção a essa região. A duplicação das pontes do Parque dos Anjos, assim como outras obras viárias, vem criando as condições estruturais para o turismo rural e gastronômico.

    – Há décadas uma nova estrada não era aberta em Gravataí. Agora precisamos ter foco no desenvolvimento econômico dessa região.

    Marco Alba destaca que a avenida e a duplicação das pontes são obras novas e estruturais, que há décadas Gravataí aguardava, e que para aquela região, são ainda mais especiais.

    – O turismo é um dos setores que mais crescem no mundo, na contramão de atividades em escala industrial, e Gravataí precisa estar conectada com os novos tempos. Este é o grande legado do meu governo, mostrar que é possível fazer e nós fizemos.

    Para o secretário de Mobilidade Urbana Adão de Castro Júnior, esta é "uma via muito importante, que liga duas rodovias de grande movimento, que são a Freeway e a ERS-030".

    – Com essa nova via, de justa homenagem ao nosso amigo Acimar, vamos poder desafogar a Avenida Centenário, dando mais mobilidade para esta região da cidade.

    Já o secretário de Obras Públicas, Paulo Martins, lembrou da missão que recebeu do prefeito Marco Alba, ainda no início do primeiro mandato.

    – Primeiro era necessário pagar as contas, mas nós precisávamos estar prontos para realizar as obras que a cidade tanto precisava, assim que fosse possível, e foi isso que fizemos. Esta é mais uma obra que tenho orgulho de ter participado.

    A construção da estrada só foi possível por conta da doação da área de 2,5 hectares, feita pelos empresários Sérgio Pereira, Marivaldo Tumelero e Júnior Teiga. A obra foi realizada pela Empresa Ecovilla Construções e custeada através de financiamento com a Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 3,8 milhões.

    – Esta área não foi desapropriada, a Prefeitura não gastou um centavo para ter a área, fez o investimento na obra.  Estes são empresários que sempre acreditaram e investiram em nossa cidade. A eles, o nosso agradecimento.

     

    : Estrada de 1,1 quilômetro foi construída do zero

     

    A nova Rota Turística

     

    A Avenida Prefeito Acimar Silva possui 1,1 quilômetro de extensão, com duas pistas de 7 metros de largura cada e um canteiro central.

    Uma rótula no entroncamento da nova via com a ERS-030 também foi construída. Quem vem de Porto Alegre, pela BR-290 (Freeway), acessa a Estrada pela rótula da GM.

    A saída na ERS-030 será na parada 96, nas proximidades da empresa Sogil.

    Quatro quilômetros adiante, entrando à esquerda na interseção da parada 103 e seguindo pela Estrada Arthur José Soares, que também está totalmente pavimentada, os motoristas vão sair já na divisa com Taquara, na ERS-020.

     

    : Marco Alba e Marli, viúva do ex-prefeito Acimar Silva

     

    A homenagem

     

    No término da cerimônia ocorreu o descerramento da placa que marca a homenagem ao ex-prefeito Acimar Silva, acompanhada pelos seus familiares, entre eles, a esposa, Marli.

    Marco Alba explicou que o nome do amigo Acimar foi dado em forma de respeito a toda a sua história e compromisso com a comunidade.

    – Acimar se doou muito para a cidade como vereador e como prefeito, naquilo que foi o início do nosso projeto de cidade.

    A filha de Acimar, Monique Oliveira, agradeceu a homenagem e carinho tido com o seu pai.

    – Esta é uma linda avenida. Tenho certeza que se ele estivesse aqui, estaria bastante orgulhoso desta obra tão grandiosa que trará tantos benefícios para a comunidade da região. Agradeço por este gesto que dá continuidade ao nome do meu pai e daquilo que ele acreditava.

    Ainda estiveram presentes a primeira-dama Patrícia Alba, e a neta de Acimar, Bárbara Silva. 

    Às 18h35 do sábado, encerrando todo o ato de entrega, ocorreu o acendimento da iluminação da avenida. O momento em que as luminárias de led são ligadas você assiste CLICANDO AQUI, em live transmitida pelo prefeito Marco Alba.

     

    A trajetória política

     

    Prefeito no período 2011/2012, Acimar foi vereador por cinco vezes, tendo sido presidente da Câmara de Vereadores. Foi o vereador mais votado em 2004, com 3.077 votos, tendo presidido a Associação dos Moradores do Sítio Gaúcho, e também diversas comissões na Câmara de Vereadores, entre elas a de Educação e Cultura e de Agricultura e Abastecimento.

    No governo Marco Alba, foi secretário da Governança Comunitária, em 2013, e da Agricultura e Abastecimento, até o dia do seu falecimento.

    Ele tinha 57 anos quando foi vítima de um crime de homicídio, no dia 15 de julho de 2015.

    Era natural de Gravataí e destacava como exemplo de vida seu avô, Floriano José da Silva, que foi vereador em Gravataí, em 1953. Deixou a mulher Marli, os filhos Alison e Monique, além dos netos Bárbara e Joaquim.

     

    • obras
      Marco Alba anuncia iluminação de LED em avenidas
      por Redação
    • eleições 2020
      Juíza não dá liminar para retirar placas de Dimas
      por Rafael Martinelli
    • crise do coronavírus
      Parabéns Miki, por proibir aulas!
      por Rafael Martinelli
    • eleições 2020
      Prefeituráveis lançam primeiras contas de campanha
      por Rafael Martinelli
    • eleições 2020
      Para Ministério Público Dr. Levi é elegível
      por Rafael Martinelli
    • eleições 2020
      ’Marco não diz que é candidato como Bordignon em 2017’
      por Rafael Martinelli
    • eleições 2020
      Por que Justiça barrou debate do CIC
      por Rafael Martinelli
    • eleições 2020
      Justiça não tira Marco de propaganda; Já Bordignon...
      por Rafael Martinelli
    • eleições 2020
      Na TV, Zaffa e Dimas dividiram a bola do Mercado Livre
      por Rafael Martinelli
    • coronavírus
      Não é a segunda, é a nossa primeira onda ainda
      por Rafael Martinelli
    • eleições 2020
      MP quer impugnar aposta do governo à Câmara
      por Rafael Martinelli
    • eleições 2020
      Jingle do Delegado é piada de Cachoeirinha
      por Rafael Martinelli
    • eleições 2020
      É fake que Deadpool não usa fundão eleitoral
      por Rafael Martinelli
    SITE DE JORNALISMO E INFORMAÇÃO
    Gráfica e Editora Vale do Gravataí
    Av. Teotônio Vilela, 180 | Parque Florido
    Gravataí(RS) | Telefone: (51) 3042.3372

    [email protected]eguinte.inf.br

    Roberto Gomes | DIRETOR | [email protected]
    Rafael Martinelli | EDITOR | [email protected]
    Cristiano Abreu | EDITOR | [email protected]
    Guilherme Klamt | EDITOR | [email protected]
    Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
    As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
    Desenvolvido por i3Web. 2016 - Todos os direitos reservados.