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    Marco Alba, prefeito de Gravataí

    Marco Alba propõe home office na Prefeitura de Gravataí

    por Redação | Publicada em 13/07/2020 às 18h32| Atualizada em 14/07/2020 às 18h03

    O prefeito Marco Alba propôs à Câmara de Vereadores nesta segunda-feira a criação da modalidade de trabalho em home office na Prefeitura. A experiência já é uma realidade para alguns servidores da Secretaria da Fazenda (SMF), que, em função das regras de distanciamento social impostas pela pandemia, de casa conseguem executar suas tarefas.

    – Os cuidados de prevenção à pandemia fizeram acelerar um processo que já vinha em curso, porque as crises têm esse viés, de antecipar soluções, nos fazer repensar sobre nossos modos de convivência e produção.

    Nesta terça-feira, 14, de forma inovadora, a Prefeitura também estará lançando uma plataforma de serviço que vai permitir que o contribuinte, sem sair de casa, por videoconferência, possa ser atendido em suas demandas junto à Secretaria da Fazenda. Trata-se de um projeto-piloto realizado em parceria com a IPM Sistemas. Nesta primeira fase serão contempladas as áreas de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza), ITBI (Imposto de transmissão de bens Imóveis) e ainda a NFE (Nota Fiscal Eletrônica).

    Segundo o secretário da Fazenda de Gravataí, Davi Severgnini, a ideia do governo sempre foi otimizar procedimentos, agilizar soluções e poupar ao contribuinte a necessidade de se deslocar até o balcão da prefeitura. Entretanto, para alguns casos mais complexos, sempre permaneceu a necessidade de reuniões e encontros pessoais entre o cidadão e o profissional da administração pública. 

    – Agora, com a pandemia e as regras de isolamento social, empresas das mais variadas atividades intensificaram a rotina de home office, buscando garantir segurança sanitária de seus colaboradores e clientes. Na Prefeitura de Gravataí, não está sendo diferente, na medida em que os serviços permitam – explica o secretário. 

    O prefeito destaca que Gravataí está estreando um serviço pioneiro no Estado, em se tratando de atendimento remoto. Graças à ferramenta disponibilizada no software ‘Atende.Net’ (gravataí.atende.net), servidores da fazenda municipal poderão realizar atendimentos e encontros via videorreuniões, trocando, inclusive, documentos necessários à abertura de processos administrativos e outras providências necessárias ao atendimento.

    – Desta forma, estamos disponibilizando, mediante agendamento prévio, serviços que antes só eram possíveis presencialmente e garantindo ainda conforto e segurança para todas as partes envolvidas. 

    Ganham todos, observa: o servidor, o município e, especialmente, o contribuinte, cidadão que, de qualquer parte do mundo, poderá realizar uma reunião com um expert no assunto, dispensando a necessidade de se deslocar até a prefeitura para receber orientações e, até, celebrar acordo com a fazenda municipal. Em um segundo momento, conforme o prefeito, as demais áreas da Administração Municipal também estarão aptas a disponibilizar este serviço.

    O secretário ainda comenta que no âmbito da Secretaria da Fazenda de Gravataí dezenas de iniciativas de autoatendimento já foram implementadas.

    – Agora, cumprindo orientação do prefeito, passaremos a oferecer também o canal de vídeo como forma de resolução de questões que afetam a vida do contribuinte. A ideia é expandirmos o uso até a abrangência da totalidade dos serviços inerentes à atividade fazendária. É um grande avanço, sem dúvida, e esperamos consolidá-lo rapidamente.

     

    Como ter acesso ao videoatendimento

     

    Conforme o coordenador de Atendimento da IPM Sistemas, Jader Raul Greiner, o contribuinte terá um local de acesso no topo do site da prefeitura. Clicando neste banner que vai ser colocado no início do site, o cidadão terá que escolher uma das quatro primeiras áreas disponíveis neste serviço.

    – Digamos que ele tenha escolhido IPTU. Neste momento, uma nova janela, com uma agenda, abrirá, para que o contribuinte escolha um dia e horário disponíveis para o videoatendimento. Feito isso, automaticamente o sistema vai gerar um e-mail confirmando a data e horário escolhidos e ainda citando a lista de documentos que a pessoa terá que ter em mãos, no momento do atendimento – explica Jader.

    Para sanar todas as dúvidas de quem pretende utilizar o serviço, um vídeo e um manual também estarão disponíveis para acesso.

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