notcia bem tratada
GRAVATAÍ, 18/07/2019

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Recomendamos

  • Nossos Clientes
  • Nossos Clientes
  • Nossos Clientes
  • Nossos Clientes
  • Facebook

    segurança

    Delegada Nadine, que trabalhou em Gravataí em 2005, assumiu hoje à tarde como chefe de Polícia em ato que teve presença do governador do estado, Eduardo Leite

    COM VÍDEO | Ex-delegada de Gravataí é a primeira chefe de Polícia do Estado

    por Silvestre Silva Santos | Edição de imagens: Guilherme Klamt | Publicada em 08/01/2019 às 18h58| Atualizada em 17/01/2019 às 13h24

    Uma das mais concorridas posses na chefia da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, entre as mulheres, teve como protagonista central a delegada Nadine Tagliari Farias Anflor. Ela acabou de ascender ao posto tornando-se a primeira mulher na função, nos 177 anos de existência da Polícia Civil gaúcha.

    A posse foi no Palácio da Polícia, em Porto Alegre, e o auditório ficou superlotado por cerca de 400 pessoas, a metade delas mulheres ligadas à polícia, política, movimentos sociais e de órgãos públicos como Brigada Militar, Exército, Marinha e Aeronáutica, entre vários outros. O governador Eduardo Leite (PSDB) e o vice Ranolfo Vieira Júnior (PTB) - que também é o secretário da Segurança do estado - prestigiaram a posse.

    Nadine Anflor é delegada de polícia desde 2004 e começou na atividade em Santo Antônio da Patrulha. Em 2005 ela foi designada para ser plantonista na 1ª Delegacia Regional Metropolitana (DRM) como sede no Parque dos Anjos, em Gravataí. Hoje, na posse, ela lembrou que a sala do do delegado plantonista ficava sob uma escada, no prédio da DRM.

    Com a chegada da delegada Nadine à chefia da Polícia Civil, iniciam-se as nomeações, transferências e mudanças na titularidade de órgãos sob seu comando. Sobre Gravataí, ela disse com exclusividade ao Seguinte: que ainda não tem nada planejado em termos de alterações, mas que elas fazem parte do processo e são normais.

    --- É para adequarmos os quadros de forma a prestar um trabalho de excelência à população --- disse ela.

     

    Departamento

     

    A novidade anunciada pela nova chefe da Polícia Civil é a criação de amplo departamento de Proteção a Grupos de Vulneráveis, que abrigará uma nova delegacia, especializada nos crimes da intolerância. Nadine explicou que sob o guarda-chuva dos vulneráveis vão estar as delegacias do idoso, da mulher, e da criança e adolescente.

    Já a delegacia de combate à intolerância prevê atenção aos crimes de discriminação como racismo, religião, orientação sexual.

    --- O objetivo é encontrar um espaço para que se possa atender em um plantão imediato essa população vulnerável, tendo um olhar mais acolhedor --- explicou.

    O combate à violência contra a mulher, uma das especialidades no currículo da delegada Nadine, também será um dos alvos e vai receber um carinho especial.

    --- Temos visto muitos crimes de feminicídio e mesmo com o claro sentimento de que a mulher pode denunciar, mas muitas vezes elas não se sentem acolhidas, não conseguem denunciar e acabam sendo mortas. Vamos dar uma atenção nesse sentido --- afirmou a chefe de Polícia quando seu nome foi anunciado pelo governador Eduardo Leite em 21 de dezembro passado.

     

    ELE DISSE

     

    --- A delegada Nadine não chegou à condição de chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul por ser mulher. Sua indicação decorre do longo histórico de bons serviços prestados à instituição nestes quase 15 anos em que está na Polícia.

    Eduardo Leite
    Governador do Rio Grande do Sul

     

    MULHERES NA POLÍCIA

     

    Após assinar o termo de posse, Nadine fez um discurso de empoderamento feminino, pontuando a história da mulher na Polícia Civil gaúcha, que começou com o ingresso das primeiras agentes na década de 1970 e chegou à posse das primeiras delegadas há apenas 30 anos.

    --- Se estou aqui hoje rompendo mais um paradigma, é por causa delas --- destacou a nova chefe de Polícia, delegada Nadine Anflor.

     

    Quem é Nadine

     

    1

    Nadine Tagliare Farias Anflor é natural de Getúlio Vargas, tem 42 anos e é casada com o promotor público e gremista fanático Elmo José Anflor Junior. O casal tem um filho, Carlos Eduardo. Os dois lhe homenagearam com flores, hoje, na posse.

     

    2

    A delegada cursou Ciências Jurídicas na Universidade de Passo Fundo (UPF) e tem pós-graduação em Direito Sanitário e Direito Público.

     

    3

    Ela assumiu como delegada em 2004, atuando inicialmente em Santo Antônio da Patrulha. Agora, terá sob seu comando 5.020 policiais distribuídos em 497 municípios.

     

    4

    Nadine também foi a primeira mulher na presidência da Associação dos Delegados de Polícia (Asdep) do estado, que congrega mais de 800 delegados e tem mais de 50 anos de fundação.

     

    5

    E foi a primeira mulher a coordenar 22 unidades da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), e ficou por quase sete anos à frente da DEAM de Porto Alegre.

     

    6

    A delegada atuava como diretora da Divisão de Assessoramento do Departamento de Polícia Metropolitana até aceitar o convite para assumir a chefia da Polícia do governo de Eduardo Leite para substituir Emerson Wendt que ficou no cargo por dois anos e 10 meses.

     

    : O jornalista Silvestre Santos com a delegada Nadine, hoje, no Palácio da Polícia

     

    O REPORTER E A DELEGADA

     

    --- Conheci a delegada Nadine quando ela ainda não tinha o sobrenome Anflor. Eu fazia a cobertura dos fatos policiais de Gravataí e Cachoeirinha para o antigo Correio de Gravataí, que ainda era do Grupo CG.

    --- Foi numa época em que a Polícia Civil colocava nas DPs uma leva de novos delegados e delegadas, e a delegada Nadine Tagliari Farias chegava à aldeia procedente de Santo Antônio da Patrulha.

    --- Sempre foi muito simpática, cortês, e não se negava em atender à imprensa. Como já tinha com os demais delegados da Regional, não demorou para eu estabelecer com ela uma saudável relação profissional.

    --- Arrisco a dizer que estabelecemos até um vínculo de certa amizade. Tanto que na sua lua de mel no Nordeste a delegada não esqueceu do repórter que então era um aficcionado colecionador de canetas. E me trouxe várias de presente, em sua mala.

    --- Lembrei a ela deste fato pouco antes da sua posse e após a coletiva que concedeu à imprensa, depois de vários anos sem que nos encontrássemos. Ela riu bastante e exclamou: --- Eu estava achando que era tu, mas está muito diferente. Que bom te encontrar.

     

    Quem assume

     

    Dos 12 postos-chave da Polícia Civil Gaúcha, seis serão comandados por delegadas. No governo anterior a presença feminina nestes postos de comando era de apenas três delegadas.

     

    Chefe de Gabinete: Patricia Tolotti Rodrigues

    Departamento de Polícia Metropolitana (DPM): Adriana Regina da Costa

    Departamento de Polícia do Interior (DPI): Joeberth Pinto Nunes

    Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic): Sander Cajal

    Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc): Vladimir Urach

    Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV): Shana Luft Hartz

    Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP): Vanessa Pitrez de Aguiar Correa

    Gabinete de Inteligência Estratégica (GI): Endrigo Veiga Marques

    Departamento de Tecnologia da Informação Policial (DTIP): Antônio Vicente Vargas Nunes

    Academia de Polícia: Elisângela Mello Reghelin

    Departamento de Administração Policial: Elisângela Piccoli de Bastiani

    Coordenação de Recursos Especiais (Core): Bolivar dos Reis Llantada

     

    Confira no vídeo abaixo o que a delegada Nadine disse que pretende implementar e como vai trabalhar como chefe de Polícia do estado, inclusive sobre mudanças nos órgãos da Polícia Civil de Gravataí.

     

     

     

     


     

    • coluna do silvestre
      Alta velocidade: O negócio da família Moro
      por Silvestre Silva Santos | Edição de imagens: Guilherme Klamt
    • cachoeirinha
      Eu Amo, Eu Cuido inaugura novo trecho de calçadas
      por Redação
    • opinião
      As ausências na foto de Marco Alba e seus vereadores
      por Rafael Martinelli
    • meio ambiente
      Sabe o que é Reposição Florestal Obrigatória?
      por Redação
    • opinião
      Só justiça evita perda de 45 médicos em Gravataí
      por Rafael Martinelli
    • opinião
      Filha de Abílio apoiou Marco; prints desmentem
      por Rafael Martinelli
    • coluna do silvestre
      Flagrado o novo carro da GM de Gravataí
      por Silvestre Silva Santos
    • gravataí
      Em live, Marco Alba dá 45 dias para duplicação na 020
      por Rafael Martinelli
    • opinião
      Autor do golpeachment contra Miki vira político
      por Rafael Martinelli
    • opinião
      Bandidos na TV; Deltan, Moro e a Vaza Jato
      por Rafael Martinelli
    • ex-deputado
      Jones Martins está hospitalizado
      por Rafael Martinelli
    • pontes do parque
      Contagem regressiva para novas pontes do Parque dos Anjos
      por Silvestre Silva Santos | Edição de imagens: Guilherme Klamt
    • opinião
      Prefeito retira extinção do Ipag Saúde e anuncia novo plano
      por Rafael Martinelli com assessoria
    • opinião
      Procurador de Miki é indicação de Cláudio Ávila
      por Rafael Martinelli
    • opinião
      Um jeito diferente de escolher vereadores em 2020; prós e contras
      por Rafael Martinelli
    • entrevista
      A filha do ’pai dos pobres’; a aposta de Anabel e os Bordignons
      por Rafael Martinelli
    • opinião
      A real sobre a falta de médicos em Gravataí; em 15 dias, o caos
      por Rafael Martinelli
    • gravataí
      De roupinha e aquecidos no Canil; saiba como adotar e ajudar
      por Redação
    • mobilidade
      Trevo na 103 e acesso ao distrito: por que obras não andam
      por Silvestre Silva Santos | Edição de imagens: Guilherme Klamt
    • opinião
      25 mil bolsonaristas descontentes no ’país’ da região
      por Rafael Martinelli
    • opinião
      Não doe agasalhos, você pode apanhar no Facebook
      por Rafael Martinelli
    SITE DE JORNALISMO E INFORMAÇÃO
    Gráfica e Editora Vale do Gravataí
    Av. Teotônio Vilela, 180 | Parque Florido
    Gravataí(RS) | Telefone: (51) 3042.3372

    redacao@seguinte.inf.br

    Roberto Gomes | DIRETOR | roberto@seguinte.inf.br
    Rafael Martinelli | EDITOR | rafael@seguinte.inf.br
    Silvestre Silva Santos | EDITOR | silvestre@seguinte.inf.br
    Guilherme Klamt | EDITOR | guilherme@seguinte.inf.br
    Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
    As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
    Desenvolvido por i3Web. 2016 - Todos os direitos reservados.