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GRAVATAÍ, 25/02/2018

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    teleagendamento

    Em três meses, mais de mil pessoas agendaram consulta e não compareceram

    Mais de 10 por dia faltam a consultas em Gravataí

    por Redação | Publicada em 02/02/2018 às 17h34| Atualizada em 05/02/2018 às 17h36

    Mais de 1000 faltaram a consultas em três meses. Prefeitura implantou linha exclusiva para aviso de desistências, o que dá lugar para outras pessoas que estão na fila

     

    Nos últimos três meses, 11,3 mil consultas foram marcadas através do serviço da Central de Teleagendamento, inaugurado em setembro de 2016 pela Prefeitura e que funciona para cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS). Um dado, porém, chama a atenção: no último trimestre, houve cerca de mil abstenções, pacientes que marcaram o atendimento médico e não compareceram, caracterizando quase 9% das consultas marcadas.

    A coordenadora do Teleagendamento da Secretaria da Saúde (SMS), Simone Lourenci, explica que, desde dezembro de 2017, existe um número para desistências, o 3600-7284.

    - Nos últimos meses, a equipe conseguiu reduzir a taxa de 20% para 10%, mas ainda é um índice significativo - disse. 

    O secretário municipal da Saúde, Jean Torman, alerta que o ato de desmarcar a consulta melhora a qualidade do serviço para todos.

    - Os pacientes que estão aguardando na lista de espera são beneficiados com a consulta desmarcada, pois ganham a oportunidade no lugar de quem não pode ir naquele dia - afirma.

    Atualmente, o tempo entre a marcação e a realização da consulta é de até uma semana.

    Já o diretor técnico da SMS, Alessandro Lindner, lamenta para a quantidade de procedimentos que deixam de ser realizados todos os dias, por conta dos não comparecimentos.

    - Os profissionais médicos deixam de atender outros usuários e realizar outras tarefas enquanto aguardam os pacientes marcados que não se apresentam na data estabelecida.

    O médico ainda explica que os custos poderiam ser direcionados para outras finalidades. 

     

    Como funciona o teleagendamento

     

    O teleagendamento funciona de segunda a sexta-feira, atendendo pelo telefone 0800 400 2022 das 8h às 17h. As unidades que contam com o serviço são as UBS, nos seguintes dias: Morada do Vale I (segunda-feira), São Geraldo (terça-feira), São Judas Tadeu (quarta-feira), Vila Branca (quinta-feira) e Cohab A (sexta-feira).

    Para a marcação, é necessário informar o nome completo, data de nascimento, nome da mãe, endereço, CPF e o número do cartão SUS. Para elaborar o cartão SUS, basta comparecer a uma unidade de saúde com RG, CPF e comprovante de residência em mãos.

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